
Onze pessoas, entre elas dois ex-prefeitos de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram presas na manhã desta segunda-feira (17) durante uma operação Pitolomeu, que combate a fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva e formação de organização criminosa. A operação também acontece em Contagem e Brumadinho, também na grande BH.
As informações iniciais dão conta que, além das 11 prisões, também são cumpridos quatro mandados de condução coercitiva e 27 de busca e apreensão. Foram detidos os ex-prefeitos Luís Flávio Malta Leroy (PSD) e Glacialdo de Souza Ferreira (PT).
Ao todo, participaram da operação 24 delegados, dois promotores, sete oficiais de Justiça e 181 investigadores da PC. Até o momento já foram apreendidos mais de dez carros de luxo, grande quantia em dinheiro, cofres, computadores, joias, entre outros produtos. O material ainda é contabilizado.

Carros de luxo, cofres, dinheiro e joias foram apreendidos
Além dos dois ex-prefeitos, estão entre os outros presos e conduzidos coercitivamente o ex-assessor da prefeitura, Vander Marçal; o filho do vereador Marcelo Palhares (PV), Marcelinho Banha; os ex-secretários de obras, Bruno Jardim e Silvio Lúcio; a mulher do ex-prefeito Glacialdo, Michelle Ferreira; os ex-secretários de educação Jane Fátima, Lilian Lessa e Marcelo Palhares; o vereador Marcos Vinicius (PHS); e os três empresários de Brumadinho Emilson Custódio Melo Barcelos, Adenir Vicente Cândido e Jeci Cândido. Também foi levado para a delegacia o empresário Joubert Caran Amorim Junior, que seria um laranja do esquema.
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

