
A violência doméstica é um assunto sério que merece ser combatido em todas as esferas governamentais. Nos últimos dois anos, o número de mulheres que sofrem esse tipo de violência aumentou em 11%, de acordo com pesquisa do Instituto DataSenado.
Em Sete Lagoas, o assunto gera discussão na Câmara Municipal de Sete Lagoas. A vereadora Marli de Luquinha (PSC) apresentou em plenário o Anteprojeto de Lei 259/2017, que dispõe sobre a criação do Programa de Proteção à Mulher por intermédio da disponibilização do dispositivo de controle de pânico às mulheres vítimas de violência.
(
(Foto Marcos Fernandez - A Gazeta)
Caso a matéria seja aprovada pelo prefeito, as mulheres sob tutela da Lei Maria da Penha (11.340/2006) receberão da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que indicará localização por GPS e realizará a gravação de áudio. Quando acionado, o aparelho enviará imediatamente os dados a uma central de processamento, que direcionará uma viatura da Guarda Municipal mais próxima ao local do conflito.
Para a vereadora Marli de Luquinha, autora da proposição, o “botão do pânico” é um importante aliado no combate à violência contra a mulher. “O objetivo deste Anteprojeto é reduzir os altos índices de violência doméstica contra as mulheres. A Guarda Civil Municipal irá disponibilizar viaturas para atender exclusivamente as demandas relacionadas com a Lei Maria da Penha geradas por meio deste dispositivo. Além de receber a localização exata do aparelho enviada pelo GPS, a Central de Monitoramento iniciará a gravação de áudio ambiente, que será armazenado em um banco de dados à disposição da Justiça, sendo que toda conversa poderá ser utilizada como prova judicial contra o agressor”, comentou a parlamentar.
por Matheus Cunha, Ascom da Vereadora Marli de Luquinha

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

