
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM), em Sete Lagoas, dará início na próxima quinta-feira (16) à operação de queima controlada no entorno da unidade de conservação. A ação seguirá até 25 de julho, sempre das 7h às 17h, nas margens das rodovias BR-040 e MG-238.
A iniciativa faz parte das ações de manejo integrado do fogo e tem como objetivo eliminar a vegetação seca acumulada nas áreas próximas à unidade, reduzindo o risco de incêndios florestais durante o período de estiagem.
Durante a realização dos trabalhos, a administração da Gruta Rei do Mato orienta a população a não acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 para comunicar focos de fumaça na região da unidade, já que a atividade será realizada de forma planejada e monitorada pelas equipes responsáveis.
Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a técnica é regulamentada em Minas Gerais desde 2020 e, em âmbito nacional, desde 2024. O método tem se mostrado eficaz na prevenção de incêndios, ao reduzir o material combustível e minimizar os riscos de queimadas criminosas ou acidentais.
A operação contará com a participação de brigadistas, militares do Corpo de Bombeiros, voluntários e equipes de apoio, responsáveis por garantir a segurança durante toda a execução dos trabalhos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp do Instituto Estadual de Florestas (IEF): (31) 99772-6371.
SETE LAGOAS Lei autoriza quitação imediata de débitos do SAAE por Pix para evitar ação de corte
SETE LAGOAS Menina de 12 anos e motociclista ficam feridos após atropelamento em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Mulher esquece bolsa em restaurante de shopping e perde R$ 5 mil em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 26°

