
Foi sancionada pelo governador do estado na última sexta-feira (28/07), a Lei 22.623, que prevê ações protetivas para professores da rede pública do estado que sofrem violência, além de providências para serem tomadas após a ocorrência de agressão.
A norma veio do Projeto de Lei 3.874/16, do qual o deputado Douglas Melo é coautor juntamente com o deputado André Quintão e outros 33 parlamentares. Nela, a violência contra os professores é definida como “qualquer ação ou omissão decorrente, direta ou indiretamente, do exercício de sua profissão, que lhe cause morte, lesão corporal, dano patrimonial, dano psicológico ou psiquiátrico, incluída a ameaça a sua integridade física ou patrimonial”.
Para prevenir a violência nas escolas, a lei prevê a realização de seminários e debates, além de adicionar ao currículo escolar conteúdo sobre violência nas escolas e cultura de paz. Já nos casos onde ocorreram atos de violência, ela define que as seguintes medidas sejam tomadas nas horas seguintes à agressão:
· Acionar a Polícia Militar, com registro de boletim de ocorrência;
· Encaminhar o servidor agredido ao atendimento de saúde;
· Afastar do agressor do convívio com a vítima no ambiente escolar (o servidor poderá mudar de turno, de local de trabalho ou se afastar de suas atividades);
· Caracterizar acidente de trabalho; etc.
“Esta lei é muito importante porque temos visto a violência se multiplicar nos ambientes escolares. Temos que prevenir a violência, proteger e valorizar nossos profissionais da educação”, afirmou o deputado Douglas Melo. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2014 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que avaliou a violência nas salas de aula de 34 países, o Brasil é o país com maior índice de agressões a professores. Na época, 12,5% dos profissionais entrevistados foram vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
por Patrícia Brandão
Ascom Dep. Douglas Melo

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

