
A história da música e da cultura de Sete Lagoas será celebrada nesta sexta-feira (30), com uma programação especial pelos 118 anos de fundação da Banda União dos Artistas. Com o tema “De mãos dadas com a história”, o evento será realizado a partir das 19h30, no Auditório do Coral Dom Silvério, e reunirá uma roda de conversa e uma apresentação musical.
A programação foi organizada para destacar a trajetória da corporação e sua participação na construção da memória cultural do município. A roda de conversa contará com a participação de Amauri Artimos da Matta, Luiz Eduardo Moura Costa, do maestro Hélio Oliveira Costa e de Márcio Soares de Araújo.
Após o bate-papo, a Banda União dos Artistas fará uma apresentação musical com o lema “Ontem, hoje e sempre!”, levando ao público parte de seu repertório histórico.
Com mais de um século de existência, a União dos Artistas acompanhou diferentes momentos da história de Sete Lagoas e esteve presente em acontecimentos importantes da cidade.
Registros históricos apontam que a corporação se apresentou em 1910 para Rui Barbosa, durante a passagem do então candidato à Presidência da República por Sete Lagoas.
A banda também participou de momentos relacionados à expansão da infraestrutura e da vida social do município. Entre eles estão as inaugurações da Companhia Força e Luz Ulha Branca, do Grupo Escolar Dr. Artur Bernardes e do Colégio Diocesano Dom Silvério.
A trajetória da corporação também inclui a participação na estreia do Democrata Futebol Clube e no lançamento dos cinemas Trianon e Meridiano.
Além da atuação artística, a instituição teve papel na formação musical e cidadã de várias gerações de moradores, contribuindo para a difusão de valores como companheirismo, disciplina e participação cultural.
As comemorações de 2026 ganham um significado especial porque, além dos 118 anos de fundação, a Banda União dos Artistas também celebra os 80 anos da inauguração de sua sede própria.
O imóvel está localizado na Rua Dr. Chassim, no Centro de Sete Lagoas, e foi construído em 1946 a partir do trabalho voluntário dos próprios músicos da época.
Ao longo das décadas, o prédio se consolidou como uma das referências da atividade musical e cultural da cidade, mantendo a ligação da corporação com a história de Sete Lagoas.
Evento: De mãos dadas com a história – Celebração dos 118 anos da Banda União dos Artistas
Data: 30 de outubro
Horário: 19h30
Local: Auditório do Coral Dom Silvério — Rua José Duarte de Paiva, 431, bairro Santa Luzia, Sete Lagoas/MG
Ingresso: R$ 40,00
Reservas e informações: (31) 9 9758-4295 / (31) 9 9974-1290
SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas terá ponto facultativo nesta sexta-feira (30)
SETE LAGOAS Idoso de 80 anos é encontrado morto em residência no bairro São Francisco, em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Operação conjunta prende suspeito de tráfico de drogas e organização criminosa em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 28°


