
O anteprojeto de lei que extingue o SAAE e cria a Companhia de Águas e Saneamento Básico de Sete Lagoas nem foi submetido a votação no plenário da Câmara Municipal e já provoca polêmica. Na repercussão da proposta apresentada pelo vereador Gilson Liboreiro, tanto o prefeito de Sete Lagoas, Leone Maciel quanto o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Caramelo se manifestaram tempestivamente. Ambos são contra o fim do SAAE.
Por meio de sua Assessoria de Comunicação Social, o prefeito Leone Maciel foi curto e claro: “sou contra qualquer tipo de privatização do SAAE.” Igual postura teve o presidente da Câmara, vereador Cláudio Caramelo. “A minha opinião é o seguinte: acredito muito no SAAE e na minha opinião a privatização não é a saída !! Temos que modernizar a gestão, diminuir o desperdício e fazer um plano de cargos e salário dentro da realidade do município”, definiu.
Em Nota Oficial, a direção do Sindagua – que representa os servidores do SAAE – saiu em defesa da autarquia e também se posicionou contrariamente à criação da Companhia de Águas e Saneamento Básico de Sete Lagoas. Leia a íntegra da nota:
EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM SETE LAGOAS COMO PATRIMÔNIO DO POVO
A proposta de criação de uma sociedade econômica mista para operar o sistema de água e esgotos de Sete Lagoas é um retrocesso que só interessa a investidores privados que pretendem assumir serviços públicos para arrochar os consumidores com o domínio sobre atividade essenciais para o povo.
A proposta de criação de tal empresa para abocanhar a concessão dos serviços de saneamento em Sete Lagoas já tem em seu projeto a pretensão absurda de definir o lucro para acionistas em 6% anualmente, sendo coberto pelo município qualquer resultado menor, ou seja, jogando nas costas da população consumidora o aumento nas contas de água para atender a ganância da iniciativa privada.
O SINDAGUA defende a manutenção do saneamento como atividade essencial para o povo, devendo os serviços ser de responsabilidade do poder público.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

