
Não está mais em discussão a proposta do vereador Gilson Liboreiro que propunha o fim do SAAE e a criação da Companhia de Águas e Saneamento Básico de Sete Lagoas. Isto porque a matéria causou enorme polêmica no meio político e entre os servidores efetivos do SAAE, como revelou o Megacidade.com, ao entrevistar o prefeito Leone Maciel, o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo, todos os demais vereadores e a diretoria do Sindagua, entidade que representa os servidores do SAAE.
Em uma breve nota nas redes sociais e, também, no site Megacidade.com, o vereador Gilson Liboreiro se manifestou: “atendendo a pedidos , estou requerendo a retirada da apresentação do projeto que reestrutura o sistema de agua e esgoto. O compromisso é promover uma audiência publica com ampla discussão - A única preocupação é com a sustentabilidade. Muito Obrigado.”
A polêmica - O anteprojeto de lei de autoria do vereador Gilson Liboreiro previa o fim do SAAE, sua substituição pela Companhia de Águas e Saneamento Básico de Sete Lagoas, a isenção de pagamentos de tributos municipais por 30 anos, a incorporação, sem ônus, de todo o patrimônio do SAAE, a destinação dos servidores efetivos da autarquia, bem como a remuneração de 6% a eventuais acionistas que não tivessem lucro ao ano, com o dinheiro saindo dos cofres da Prefeitura de Sete Lagoas.
As reações vieram em sequência. O prefeito Leone Maciel, por meio de sua Assessoria de Comunicação Social, declarou: “sou contra qualquer privatização do SAAE.” O presidente da Câmara, vereador Cláudio Caramelo, afirmou que o SAAE é viável, precisa de gestão e de plano de cargos e salários compatível com a realidade do município. Logo em seguida, o Sindagua rechaçou a ideia do fim do SAAE e divulgou nota oficial em que afirma, categoricamente, que “a proposta de criação de uma sociedade econômica mista para operar o sistema de água e esgotos de Sete Lagoas é um retrocesso que só interessa a investidores privados que pretendem assumir serviços públicos para arrochar os consumidores com o domínio sobre atividade essenciais para o povo.”
Diante do cenário desfavorável, o vereador Gilson Liboreiro decidiu pela retirada da matéria, conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara, em que somente o autor pode retirar sua própria proposição. Servidores do SAAE já articulavam comparecimento em massa na reunião da Câmara Municipal, marcada para amanhã, terça-feira (21), às 15h.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

