
Os exames realizados em quatro macacos que foram encontrados mortos na zona rural de Gonçalves, no Sul de Minas, deram positivo para febre amarela. A informação foi publicada em uma nota no site da prefeitura da cidade nesta quinta-feira (31). Os animais morreram no último dia 4 de agosto, mas o resultado dos exames só saiu agora.
"O que significa que o vírus está circulando na mata e existe o risco de transmissão para pessoas não vacinadas que adentrem essas áreas. Os macacos não transmitem a Febre Amarela para o homem e não são os responsáveis pela transmissão da doença", explica a secretaria pela nota.
Pela nota, a secretaria destaca ainda que os macacos são importantes para a vigilância sanitária como indicadores da febre amarela, porque eles adoecem primeiro. A transmissão acontece por meio de mosquitos infectados.
"A medida mais importante para a prevenção e controle da febre amarela é a vacinação. Apenas uma dose é capaz de imunizar por toda a vida. Por este motivo, alertamos que a população que reside ou trabalhe em Gonçalves, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualizar o cartão de vacina (caso ainda não tenha tomado a vacina de febre amarela)", destaca a nota.
A orientação se estende aos viajantes e turistas que se não tiverem com a vacina em dia que tomem, pelo menos, 10 dias antes da viagem.

Vacinação Prefeitura divulga cronograma do Vacimóvel I e II em Sete Lagoas
Agenda oficial Alckmin e Zema cumprem agendas sobre transporte e saúde em Sete Lagoas
Vacinas Prefeitura de Inhaúma orienta gestantes sobre vacinação contra a bronquiolite
Prevenção Infarto fulminante pode ocorrer sem aviso e reforça a importância da prevenção, após o caso de Henrique Madeirite
Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 21°


