
O Prefeito em exercício de Baldim, Alex Vander de Souza Martins, anunciou várias medidas de contenção de gastos na manhã desta quarta-feira (06). Uma das ações, foi o corte do seu próprio salário. Outras medidas como: exonerações, cortes de horas extras, gratificações também foram anunciadas. As ações foram para colocar as contas da Prefeitura de Baldim dentro das normas que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) exige de todo município.
Segundo o prefeito, as decisões foram difíceis, mas, responsáveis e necessárias. “Não podemos de forma alguma, permitir que o município deixe de prestar os serviços básicos de saúde e educação, como poder público, temos a obrigação e o dever de tomar as decisões necessárias na hora certa”. Disse o prefeito em exercício.
Em nota, o município informa que, os repasses do Governo Federal diminuíram substancialmente e o Tribunal de Contas não permite que os valores pagos aos servidores públicos ultrapassem os percentuais permitidos por lei. Os valores estavam acima do permitido e por este motivo foram necessários ajustes para nos readequar a nova realidade financeira que se encontra o município.
Alguns cargos de confiança foram exonerados, e outros como Procurador do Município tiveram os salários reduzidos.
Veja a nota da Prefeitura de Baldim na íntegra:
PREFEITURA DE BALDIM
COMUNICADO
O Prefeito em exercício e seus secretários foram obrigados a tomar medidas, para colocar as contas da Prefeitura de Baldim dentro das normas que a lei de responsabilidade fiscal exige de todos os municípios em nosso país.
O Prefeito em exercício cortou parte de seu salário, juntamente com os secretários. Cortou também horas extras e gratificações de funcionários que recebiam este benefício. Exonerações foram necessárias para nos adequar a nova realidade financeira que se encontra o nosso país. Os repasses do Governo Federal diminuíram substancialmente e o tribunal de contas não permite que os valores pagos aos servidores públicos ultrapassem os percentuais permitidos por lei. Estavam acima do permitido e por este motivo foram necessários ajustes para nos readequar a nova realidade financeira que se encontra o nosso Brasil. Decisões difíceis e responsáveis são necessárias em momentos como este e não podemos de forma alguma, permitir que o município deixe de prestar os serviços básicos de saúde e educação. Como poder público, temos a obrigação e o dever de tomar as decisões necessárias na hora certa.
Em breve tudo voltará a normalidade e contamos com a paciência de todos, até que este momento turbulento passe. Todos os serviços de saúde, educação, assistência social e todos os demais, estão e continuarão funcionando normalmente em todo o Município de Baldim e ninguém ficará sem os atendimentos básicos em todas as áreas e secretarias da nossa administração.
Contamos com a compreensão de todos.
Prefeitura Municipal de Baldim
“Cuidando da nossa gente”
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

