A Secretaria Municipal de Saúde promove, entre os dias 11 e 22 de setembro, a Campanha de Multivacinação em Sete Lagoas. O público alvo vai de recém nascidos a adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias de vida.
O objetivo da campanha é completar os esquemas de vacinação desse público para garantir a imunização completa de acordo com o Calendário nacional de Vacinação. Com isso, a SMS/SL pretende facilitar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização e melhorar a cobertura vacinal da população, contribuindo para a redução da incidência de doenças imunopreveníveis, mantendo-as controladas ou eliminadas.
Durante todo o período da campanha, as salas de vacina ficarão abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. No dia 16 de setembro, Dia D da campanha de Multivacinação, o funcionamento será das 8h às 17h. O objetivo, segundo Guilherme Abreu Menezes, Referência Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde é possibilitar, aos pais que trabalham em tempo integral durante a semana, a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação dos filhos no fim de semana.
De acordo com Guilherme Menezes, é recomendada a apresentação do cartão de vacina para que seja possível avaliar o histórico vacinal. Cada caso será avaliado individualmente para detectar quadros febris ou episódios de reações mais graves à doses tomadas anteriormente. Ele lembra, ainda, que as vacinas contra Febre Amarela e Triviral não são indicadas para pessoas alérgicas a ovo de galinha. “A Triviral também é contra indicada a alérgicos à proteína do leite de vaca. No entanto, quem tem intolerância à lactose pode ser imunizado normalmente”, adverte Guilherme, que afirma não haver contraindicação para que a criança ou adolescente receba mais de uma vacina diferente no mesmo dia, desde que sejam aplicadas em áreas diferentes do corpo.
Confira a lista das unidades que irão funcionar no sábado, 16 de setembro, e o horário de atendimento:
Das 8 às 17h:
Das 9h às 16h:
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA 2017
IDADE | VACINA |
Ao Nascer | BCG Hepatite B |
2 meses | 1°Penta (DTP/Hib/HepB) 1° Pneumo 10 1° VIP (Polio Inativada) 1°Rotávirus (até 3m 15d) |
3 meses | 1° Meningo C |
4 meses | 2° Penta 2° Pneumo 10 2° VIP 2°Rotávirus (até 7m 29d) |
5 meses | 2° Meningo C |
6 meses | 3° Penta 3° ViP (Polio inativada) |
9 meses | Febre Amarela |
12 meses | 1° Triviral Ref Pneumo 10 Ref Meningo C |
15 meses | 1° Ref DTP Hepatite A Ref VOP Tetraviral |
4 anos | 2° Ref DTP 2° Ref Polio Oral
|
9 a 14 anos | HPV para meninas (0-6m) |
11 a 14 anos | HPV para meninos (0-6m) |
12 a 13 anos | Meningo C |
Mín. 12° Máx. 24°