Na tarde de segunda-feira (8), dois tremores de terra de baixa magnitude foram registrados próximos ao município de Capim Branco. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), os abalos ocorreram com um intervalo de apenas 11 minutos, às 17h15 e às 17h26, e tiveram magnitudes de 2.0 mR e 1.8 mR, respectivamente.
Os fenômenos foram captados por estações da RSBR e analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). A rede é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
O último registro sísmico em Minas Gerais havia sido feito no dia 4 de setembro, no município de Crisólita, com magnitude de 2.5 mR.
Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, não há motivo para preocupação. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou.
Apesar da frequência, os tremores registrados geralmente são de baixa intensidade e não oferecem risco à população.
Mín. 19° Máx. 32°