
O governador Fernando Pimentel (PT) lidera a corrida pela reeleição ao Palácio da Liberdade, conforme levantamento do instituto Quaest. De acordo com os dados, ele possui 23% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), com 11% da preferência do eleitor. O prefeito de Betim, Vitorio Mediolli (PHS), tem 5%, seguido de Vanessa Portugal (PSTU), com 4%.
Nome apoiado pelo PSDB, Dinis Pinheiro (PP), aparece na pesquisa com 3%. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) somou 2%.

O Quaest também questionou os eleitores sobre um segundo cenário, em que entra o senador Antonio Anastasia (PSDB). Nessa hipótese, os tucanos conseguiriam reduzir a diferença para o governador petista. Mas ainda é insuficiente para desbancar Pimentel, que ficou com 19% das intenções de voto. Anastasia, que já foi governador, tem 16% da preferência do eleitor. Nesse cenário, Marcio Lacerda cai para 8%.

Nos bastidores, o primeiro cenário é o que tem candidatos que de fato devem entrar na disputa. Anastasia já informou ao partido que não irá deixar o Senado para retornar ao Estado, mesmo com pressão de aliados.
A pesquisa Quaest ouviu 2.200 eleitores, entre os dias 1 e 4 de setembro, em todas as regiões de Minas. A pesquisa mostra ainda que aproximadamente 1/3 do eleitorado não parece estar interessado em votar em algum candidato.
Extratificação
O atual governador de Minas ganha em todos os estratos socioeconômicos no primeiro cenário, apresentando melhor desempenho entre os mais pobres, jovens e menos escolarizados.
Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 27% votariam no petista; entre os que estudaram até o ensino médio, esse índice cai para 20%, ficando em 18% na parcela dos eleitores com ensino superior.
A mesma tendência se observa em se tratando de renda. No grupo dos mais pobres, com renda mensal familiar de até 2 salários, 28% votariam em Pimentel. No segmento com renda de 2 a 5 salários, esse índice cai para 20%. E entre os eleitores com renda familiar superior a 5 salários, o petista tem 18% das intenções de voto.
Da Redação com o Hoje em Dia

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

