A Prefeitura Municipal de Inhaúma, através da Estratégia Saúde da Família (ESF) Urbano, apoia e participa da campanha de conscientização “Outubro Rosa” que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A ESF Urbano de Inhaúma informa que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “Prevenir é um ato de amor!”, alerta.
Outro momento importante é o encontro no "Grupo de Gestantes", realizado pela ESF Vida, nesta segunda-feira (2 de outubro). Os pais também foram convidados a participar, considerando a importância do tema do encontro: os cuidados com o umbigo do bebê e o teste do pezinho. Além disso, também foi falado sobre o seguinte serviço ofertado pela ESF: a Shantala e o banho de balde.
O que é a Shantala
A Shantala é uma técnica de massagem descoberta pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, e consiste num momento diário de afeto entre mãe e bebê/criança. A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia.
Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.
Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.
Da Redação
Mín. 12° Máx. 26°