
Segundo pesquisa realizada pela Datafolha, dentre os brasileiros que têm religião, 19% costumam levar em conta os candidatos indicados pelos seus líderes religiosos, enquanto 81% não consideram a indicação. Enquanto 4% consideram somente se o candidato for ligado à sua igreja, e 15% votam no candidato indicado independente dele ser ou não ligado à sua igreja.
Dentre os entrevistados evangélicos, a porcentagem daqueles que levam em consideração o apoio de suas lideranças religiosas é mais alta: 26%. Dentre os evangélicos Neo Petencostais, 31%.
A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro, ouvindo 2.772 pessoas em 194 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Enquanto 9% dos entrevistados dizem já ter votado em um candidato indicado por sua liderança religiosa, 92% dizem nunca ter feito o mesmo. Dentre os evangélicos, a taxa aumenta para os que já votaram em candidatos apoiados pelos líderes: 16%, enquanto os evangélicos Neo Petencostais, 28%.

Já 74% dos entrevistados declararam que nunca votaram em um candidato evangélico, enquanto 21% disseram que sim e 5% não opinaram. O número aumenta dentre os evangélicos: 31% já votaram em um candidato da mesma religião.

Foi realizada uma simulação para saber se os entrevistados votariam em um candidato a Presidente da República católico, evangélico e ateu. Pode-se concluir, que a religião é um aspecto importante para o brasileiro na hora de decidir seu voto. O candidato que tem alguma religião, possui menos rejeição do que um candidato ateu.
25% declarou que votaria com certeza em um candidato católico, 49% talvez votariam, e 16% não votariam de forma alguma. 6% deram outras respostas e 3% não opinaram. Para um candidato evangélico, as taxas foram de, respectivamente, 21%, 46% e 24%. 3% outras respostas, 3% não opinaram e 3% indiferentes. Já o candidato ateu teve o pior desempenho: apenas 8% votariam nele com certeza, 33% talvez e 52% de jeito nenhum.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

