
Dois irmãos inscritos na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram eliminados e conduzidos para a sede da Polícia Federal em Montes Claros, no Norte de Minas. A dupla é suspeita de tentar fraudar o exame e estelionato.
Segundo a Polícia Militar, os homens realizavam a prova na mesma sala de aula, na Escola Estadual Felício Pereira de Araújo, no bairro Sumaré. A fraude ocorreu no momento em que o irmão, de 21 anos, pediu permissão ao aplicador para ir ao banheiro. Neste momento, o outro rapaz, de 18, teria aproveitado da distração dos examinadores para trocar as provas.
A ação foi flagrada por um estudante, que comunicou a fraude ao fiscal. Após o crime, a coordenação regional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a PM foram acionadas.
Para a coordenação regional do Enem, o irmão mais novo disse que é estudante de medicina em faculdade privada e que teria feito a inscrição para o Enem na tentativa de ingressar em uma instituição pública.
Os irmãos tiveram as provas recolhidas, foram eliminados do Enem 2017 e levados para a PF. “No primeiro momento ele disse que a prova havia caído e apenas teria pegado o caderno de exames no chão e, sem querer, teria trocado as provas. Depois o estudante acabou confessado a troca para ajudar o irmão”, contou o delegado Marcelo Eduardo Freitas.
Ainda de acordo com o investigador, os irmãos prestaram depoimento e foram liberados. Eles podem responder pelos crimes de fraude em certame em curso superior e estelionato. Juntas, as penas podem chegar até 9 anos de prisão. “Iremos concluir o inquérito e encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF) para medidas cabíveis”, completa.
Os candidatos, segundo o Inep, foram eliminados.

Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 20° Máx. 28°


