
Profissionais de saúde que atuam no atendimento e no acolhimento a gestantes nas Unidades de Saúde e na Maternidade Odete Valadares do Hospital Nossa Senhora das Graças participaram, nos dias 24 e 31 de Outubro, e no dia 7 de Novembro, de um encontro para apresentação do novo Protocolo de Pré Natal. Os eventos foram promovidos pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde no auditório da Faculdade Ciências da Vida.
A primeira aula, ministrada pela médica ginecologista e obstetra Dra. Cíntia Oliveira, contou com um público de aproximadamente 70 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros e profissionais da atenção primária e terciária à saúde. Já o segundo encontro, que teve à frente o Dr. Gilton Menezes, reuniu cerca de 100 profissionais que atuam diretamente com a assistência ao Pré Natal. Um terceiro encontro aconteceu no dia 7 de Novembro, com mais 70 participantes.

O novo Protocolo foi desenvolvido por uma comissão formada pelos obstetras Cíntia Oliveira, Daniela Tameirão e Gilton Menezes e tem como objetivo orientar os profissionais (médicos e equipe multidisciplinar) da Atenção Básica em seu cotidiano para contribuir com agilidade e qualidade no atendimento às gestantes e puérperas, de modo acolhedor e humanizado, além de padronizar as ações em todas as unidades de saúde do Município. “A adequada assistência ao pré-natal e ao puerpério que inclui ações de promoção e prevenção da saúde, além do diagnóstico e tratamento das intercorrências que possam ocorrer nesse período podem impactar na diminuição dos agravos à saúde da gestante e do recém-nascido, sendo esse o objetivo principal desse protocolo/guia”, diz o documento.
Espera-se que, após apresentado, em forma de aula expositiva e discutido entre os participantes, o novo Protocolo seja disponibilizado, em formato digital para que possa ser consultado, sempre que necessário, pelos profissionais envolvidos no atendimento a gestantes e puérperas na cidade. “Com isso, seremos capazes de oferecer um Pré Natal de qualidade cada vez melhor, com parâmetros de atendimento padronizados, o que vai refletir em mais saúde e segurança para a população”, defende a secretária de Saúde Vanessa Lopes.
Letícia Souza - Estagiária de Comunicação / Secretaria de Saúde de Sete Lagoas
[email protected] - (31) 3773.2576

Vacinação Prefeitura divulga cronograma do Vacimóvel I e II em Sete Lagoas
Agenda oficial Alckmin e Zema cumprem agendas sobre transporte e saúde em Sete Lagoas
Vacinas Prefeitura de Inhaúma orienta gestantes sobre vacinação contra a bronquiolite
Prevenção Infarto fulminante pode ocorrer sem aviso e reforça a importância da prevenção, após o caso de Henrique Madeirite
Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 21°


