
A Prefeitura Municipal de Caetanópolis, por meio da Secretaria de Cultura, antecipou no último domingo (19), a comemoração do “Dia Nacional da Consciência Negra” que neste ano caiu na segunda-feira (20). Aconteceram na Praça da Matriz de Santo Antônio, Workshop Afro-Cultural, Roda de Capoeira, Hip Hop, Congado, danças afros e exposições.
Vale destacar o grupo de dança da cidade de Mariana, composto por: Giovane, Kesley e Vinicius, que brilharam em sua participação. Também o coreógrafo Rubinho mostrou sua dedicação com brilhante atuação.

A Data
"O idealizador do “Dia Nacional da Consciência Negra” foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 – 2009). Ele era um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.
Em 1971, mesmo ano de fundação do grupo, Oliveira propôs uma data que comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país. Escolheu o dia 20 de novembro, por ser o possível dia da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 1695.
Era muito mais significativo e emblemático do que comemorar o dia 13 de maio, ‘Dia da Abolição da Escravatura’, quando o regime escravocrata estava falido e não havia mais como se manter."

Da Redação com Ascom da Prefeitura Municipal de Caetanópolis

Imprensa Carnaval de BH tem projeção internacional com visita de jornalistas portugueses
Literatura Lançamento do livro “História e Memórias” marca os 70 anos da Diocese de Sete Lagoas
Colisão na estrada Batida entre dois carros na MG-424 termina sem feridos em Prudente de Morais Mín. 19° Máx. 26°


