
O Procon Municipal de Sete Lagoas realizou palestras educativas para aproximadamente 120 alunos dos 4° Anos do Ensino Fundamental I e 8º Anos do Fundamental II do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM). A solicitação partiu da coordenação do CTPM, sendo muito bem recebida pelo órgão municipal. O propósito do encontro foi direcionar e debater com os alunos sobre consumo e consumismo, esclarecendo as diferenças especialmente no que se refere ao consumo exagerado, fator que pode causar inadimplência familiar.
Durante as palestras, os agentes fiscais do Procon/SL, Gilberto Avelar e Ivana Sapucaia, discorreram sobre a importância de manter os gastos dentro do padrão de renda da família e sem exageros, especialmente nas compras de final de ano que se aproximam. A dupla destacou que na infância e adolescência, o desejo descontrolado de consumir pode afetar diretamente o orçamento da casa. Nessas circunstâncias o orçamento planejado é fundamental para não ter contratempos e restrições após as compras.
O assessor jurídico no órgão municipal, Alisson Lanza, abordou o tema direito do consumidor e o seu instrumento de aplicação o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ressaltando, sobre as práticas abusivas, a publicidade e a precificação do comércio em geral, despertando o interesse dos alunos para a verificação espontânea das normas estudadas quando os mesmos estiverem realizando as compras com pais e parentes.
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM), conta com a direção pedagógica de. Wilsilane Silva, o comando geral é do major Marcelo Freitas, ambos agora parceiros do Procon/SL, juntamente com as professoras do 4º Ano: Andreia Sarto, Vanessa Canabrava e Celiane dos Santos e as professoras de uso da biblioteca, Aline Sorice e Katia Liliane Ferreira. Todos acreditam que a semente do consumo consciente e sustentável foram plantadas no ciclo de palestras, sendo levadas até as residências pelos educandos participantes.
O Procon Municipal tem como objetivo promover a educação para o consumo, buscando resultados positivos juntamente aos consumidores mirins e seus familiares. Esse tipo de ação é importante na aproximação com a população, sanando possíveis dúvidas e no direcionamento orientações em relação ao consumo e as práticas comuns no mercado consumeristas.
O Procon/SL atende em sua sede, localizada na Rua: Cônego Raimundo, nº 32, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, a distribuição de senhas para os atendimentos ocorre até às 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (031) 3772-5140.
AscomProcon/SL

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

