Novas artes foram feitas pelo serralheiro e artista plástico Leandro de Melo Lopes, de Fortuna de Minas, sendo que outras estão sendo produzidas com o auxílio do serralheiro Juliano Barcelos. O belíssimo e já conhecido trabalho é feito com a reutilização de peças de motos e de outros objetos.
Recentemente Leandro produziu uma motocicleta e um trator, utilizando inclusive, a estrutura de uma máquina de costuras. Também um violão é outra obra de arte feita. Os novos trabalhos em andamento são um touro, um Dom Quixote de La Mancha, um tratador de pássaros e um balanço.
Ele lembra que algumas peças são feitas para encomenda e outras vão sendo expostas na oficina, em exposições agropecuárias e assim por diante. “À medida que as obras vão sendo comercializadas, vamos fazendo outras novas”, conta. O artista Leandro Lopes fala da satisfação na realização de seu trabalho. “No próximo ano penso em investir mais nessa área que está crescendo muito”, ressalta.
O serralheiro explica que a Prefeitura de Fortuna de Minas tem o projeto de fazer um grupo de reutilização no formato de cooperativa. “A reutilização é importante porque do lixo tirado das ruas pode ser feito o luxo. Pretendo fazer outras esculturas de animais que as pessoas gostam e são mais fáceis de vender. Tenho por exemplo a ideia de fazer em 2018, um elefante com anatomia natural.”, conta.
Para Leandro Lopes a reutilização está acima de tudo e tem um grande valor de contribuição com a natureza. “Preserve o Meio Ambiente, reutilize, recicle!”, é uma frase escrita por ele no escudo da escultura de Dom Quixote em sua serralheria.
Da redação
Mín. 12° Máx. 21°