
O secretário de estado de Governo, Odair Cunha (PT), anunciou nesta quinta-feira (21) a escala de pagamento do 13º salário para o funcionalismo público a partir de janeiro de 2018, até abril, sendo cada parcela de 25% .
Desta escala, estão excluídos os funcionários da segurança pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e Agentes, e os da saúde, da Fhemig e Hemominas, que são considerados serviços essenciais. Para estes, o governo prometeu pagar o décimo terceiro em duas parcelas, em dezembro e janeiro.
Em uma reunião na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no início da noite desta quinta-feira (21), os secretário de Fazenda de Minas, José Afonso Bicalho, e o de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, se reuniram com representantes de vários sindicatos para anunciar a escala do 13º salário.
A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) Beatriz Cerqueira, disse que recorreu à Justiça para garantir o pagamento do 13º sem diferenciação entre os servidores.
"Nós impretamos um mandado de segurança coletivo. A partir desta sexta-feira, nós esperamos que o Tribunal de Justiça corrija esta enrome distorção que o governo criou fazendo um tratamento diferenciado e não pagando o 13º da educação", disse Beatriz.
Já o presidente da União Nacional dos Servidores Públicos, Martim dos Santos, falou da frustração com a diferenciação do pagamento. "Nós estamos frustrados com o anúncio do governo, com a questão do 13º, que dá prioridade a uns servidores e esquece os outros", disse o sindicalista.
O secretário também anunciou a data para as três parcelas do salário de dezembro que serão pagas em janeiro nos dias 12, 23 e 30.
Sobre os salários de novembro, Cunha disse que a segunda parcela foi depositada nesta quinta-feira (21) e a terceira será paga até o dia 28 deste mês.
O secretário disse ainda que até o fim deste mês, o repasse para os municípios será “equalizado”.
Nesta quinta-feira, servidores de várias categorias protestaram contra o não pagamento do décimo terceiro e o escalonamento de salários
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

