
A Prefeitura de Cachoeira da Prata, com apoio da Câmara Municipal, realiza no próximo domingo (31 de dezembro), a partir das 20h30min, na Praça Cirino Pereira, a “Festa de Réveillon”. A passagem para o Ano Novo de 2018 será animada com a cantora Maria Elisa Fernandes e a banda Vira e Mexe.
De acordo com o Wikipédia, “Réveillon” é uma palavra francesa que designa a virada de “Ano Novo”. O nome deriva do verbo francês réveiller, que significa “despertar”. O ano novo do calendário gregoriano começa em 1º de janeiro (“dia de ano-novo”), assim como era no calendário romano. Existem inúmeros calendários que permanecem em uso em certas regiões do planeta e que calculam a data do ano novo de forma diferente.
A comemoração ocidental tem origem em um decreto do imperador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o “dia do ano-novo” em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (sendo, portanto, bifronte) – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). O povo romano era politeísta, ou seja, adorava vários deuses diferentes, e não existe nenhum relato de que o povo judeu que viveu nessa mesma época tenha comemorado o ano novo, nem que tampouco que os primeiros cristãos o tenham feito.
Com a expansão da cultura ocidental para muitos outros lugares do mundo durante séculos recentes, o calendário gregoriano foi adotado por muitos outros países como o calendário oficial e a data de 1º de janeiro tornou-se global para se comemorar o ano-novo, mesmo em países com suas próprias celebrações em outros dias (como Israel, China e Índia).

Da Redação

Imprensa Carnaval de BH tem projeção internacional com visita de jornalistas portugueses
Literatura Lançamento do livro “História e Memórias” marca os 70 anos da Diocese de Sete Lagoas
Colisão na estrada Batida entre dois carros na MG-424 termina sem feridos em Prudente de Morais Mín. 19° Máx. 26°


