Um inseto muito curioso encontrado pelo serralheiro e artista plástico Leandro Lopes, na área de sua casa, que hoje fica ao fundo de sua serralheria, em Fortuna de Minas, é o Acrocinus longimanus, “Arlequim da Mata”, conhecido como “Besouro da Figueira” ou “Broca da Jaqueira”.
De acordo com pesquisa feita pela estudante do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFEMM, Victoria Abreu, estagiária da Prefeitura de Fortuna de Minas, o inseto é grande: possui cerca de 7 cm de comprimento, coloração de fundo preto, sendo ornamentado na cabeça, pronoto e élitros por desenhos vermelho-alaranjados e cinzentos.
O encontrado por Leandro, entre a antena e a parte traseira, media 15 cm. Os machos destacam-se pelo desenvolvimento das patas anteriores, que chegam a atingir o dobro do comprimento do corpo. Embora tenha aparência que assusta, o inseto não é peçonhento, ou seja, não possui veneno.
O serralheiro fala como encontrou o Besouro da Figueira. Segundo ele, durante construção de sua casa, viu um bicho grande batendo no meio de alguns materiais. “Notei que era um bicho diferente e bacana. E nunca tinha visto! Achava que ia me atacar! Muito curioso. E foi uma luta para apanhar o inseto que é voador.”, conta.
Da Redação
Mín. 13° Máx. 26°