Nos dias 08 e 09 de abril (quinta e sexta, respectivamente) escolas municipais, estaduais e particulares se organizaram e movimentaram os alunos no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Ao todo, mais de cem escolas abraçaram a causa e abordaram, durante todo o dia, o tema. Com o slogan “Mãos em Ação”, docentes e alunos realizaram variadas ações, como: exposições, palestras, caminhadas, músicas, danças, dentre outras.
De forma lúdica, a Escola Municipal Luzia Barbosa, no bairro Boa Vista, abordou o assunto com as 365 crianças com idade de 02 a 05 anos que estudam na instituição. O Secretário de Saúde, Roney Gott, visitou a exposição na escola e assistiu duas apresentações musicais dos alunos do terceiro período. “A diretora Sandra, a pedagoga Terezinha, professores e alunos estão de parabéns com os trabalhos. Tudo muito legal, dinâmico e envolvente. Com certeza as crianças são nossos maiores multiplicadores”, declarou. Ainda na sexta (08) aconteceu a caminhada contra o Aedes que foi promovida pela Polícia Militar. Militantes percorreram as ruas centrais da cidade levando informação e pedindo apoio à comunidade no combate ao mosquito.
Na Escola Municipal Dr. Enízio Antônio Viana, no Itapuã II, não foi diferente. Todos abraçaram a causa e caminharam em prol do combate ao Aedes. O tema foi reforçado na escola nos dois dias e envolveu os alunos e também os pais na causa. A Secretária de Educação, Mércia Diniz, visitou a escola na sexta-feira. “Abordamos o assunto na sala de aula com os alunos, convidamos os pais para uma palestra e envolvemos a comunidade do Itapuã II toda em uma caminhada. Foi muito produtivo e interessante. Passamos o recado da Secretaria de Saúde e pedimos uma ação conjunta para acabarmos com esse mal que assombra a cidade”, contou a diretora da escola, Cybele Maria.
Já no sábado (09), a Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, no Interlagos, foi quem recebeu a visita do Secretário de Saúde, acompanhado do Superintendente Regional de Saúde, Jean Barrado; do Superintendente Regional de Educação, Arquimedes Pereira; da Coordenadora de Vigilância e Promoção a Saúde, Bianca Santana; Superintendente Márcia Benício e da Gerente do Controle do Aedes, Adriana Resende. Alunos seguiram em uma grande caminhada. Além disso, uma exposição ficou exposta na escola, os alunos apresentaram uma peça teatral e, em seguida, assistiram também a uma peça teatral da equipe de mobilização da Dengue. No local foi servido um lanche para os presentes.
Mín. 14° Máx. 25°