
O projeto de Visitas Orientadas da Câmara Municipal não poderia ter começado melhor em 2016. Alunos do 5° ano do Colégio Sesi estiveram no Legislativo da cidade e mostraram que consciência política começa desde cedo em casa e na escola. Os estudantes fizeram vários questionamentos importantes ao vereador Caramelo (PRB) que apadrinhou a turma e esclareceu sobre as funções de um parlamentar.
Antes de ocuparem as cadeiras dos vereadores para pedirem providências, os alunos aprenderam o significado do brasão da cidade, foram informados sobre as lagoas oficiais e conheceram as diferenças principais entre os poderes Executivo e Legislativo. O formato da Reuniões Ordinárias também foi apresentado para que os estudantes conhecessem como são votados os projetos de leis.
O nível dos questionamentos apresentados surpreendeu ao vereador que afirmou que a oportunidade de falar um pouco da função é “gratificante e importante”. Caramelo admitiu que ficou “impressionado com o nível de conhecimento dos estudantes do 5° ano por conta das perguntas que foram feitas”.
A professora Cristiane Barbosa Pereira acompanhou os alunos e explicou que a turma foi preparada com atividades para a visita. “Estamos estudando as Câmaras do período colonial e estamos comparando com os dias de hoje. Com isso eles estão tirando as dúvidas e foi muito valioso porque vão levar uma bagagem grande de conhecimento também da história da cidade”, agradece.
As declarações da professora encontram respaldo na jovem Ana Lívia, 10 anos, que garante: “aprendi muito. Sobre como acontecem as reuniões foi o mais legal”. Para Victor Samuel, 10 anos, o momento de maior interesse “foi quando os colegas se sentaram nas cadeiras dos vereadores para discutirem projetos”.
Os alunos do Sesi estiveram na Câmara na sexta-feira (08). Escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3779-6362.
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

