
A partir do dia 23 de abril, os sete-lagoanos que fazem parte do público alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe já poderão receber a vacina. A Prefeitura de Sete Lagoas, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, já está preparando toda a logística para imunizar crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica.
Em Sete Lagoas, a vacina estará disponível para esse público nas 18 unidades de saúde que possuem sala de vacinação das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, até o dia 1º de junho, quando termina a Campanha.
De acordo com a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Lacerda, a campanha também será levada à população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
VACINAÇÃO DE PROFESSORES
Professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas também fazem parte do público alvo da Campanha. “Para haver um controle e maior organização sobre a vacinação de professores, serão montados postos exclusivos para esse público. A data e o local da vacinação serão divulgados posteriormente”, detalha a superintendente, que avisa ainda sobre a necessidade de se comprovar a profissão para receber a dose. “O Ministério da Saúde é claro quando diz que apenas professores na ativa fazem parte do público alvo da campanha. Desta forma, para receber a vacina, será necessário apresentar contracheque ou declaração expedida pela diretora da instituição onde leciona”, afirma.
O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza, sendo eles o H3N2, o H1N1 e o B.
Sueli Lacerda chama a atenção para a necessidade das pessoas que fazem parte do público alvo da Campanha se vacinarem, mesmo já tendo recebendo a dose em anos anteriores. “A vacina contra a gripe não é capaz de proteger o indivíduo por toda a vida, como a da Febre Amarela por exemplo. Além disso, de um ano para outro, os vírus circulantes podem mudar, então é de extrema importância que esse público seja revacinado anualmente”, destaca.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2018 é de vacinar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. “Fazemos um chamado especial às gestantes, para que compareçam aos postos e tomem a vacina. Ela não oferece perigo nem para a mãe, nem para o bebê, e nos últimos anos temos encontrado uma resistência muito grande desse público, em especial”, admite Sueli.
Por Ascom da Secretaria Municipal de Saúde

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

