A população de Fortuna de Minas ficou bastante assustada com o assalto ao Banco Sicoob e tiroteio ocorrido na tarde desta quarta-feira (30), na Avenida Renato Azeredo, Centro da cidade, já amplamente divulgado pelo Site Megacidade.com.
Retomando os fatos, de acordo com informações, a vítima do assalto ao veículo VW Saveiro, J.W.P.A., ocorrido em Fortuna de Minas no último domingo (27), estaria no quartel da Polícia Militar (PM) da cidade, quando viu passar de frente ao destacamento um veículo VW Saveiro com os vidros escuros, chamando sua atenção pelas características do veículo, faróis e rodas muito semelhantes às de seu carro que havia sido roubado.
Ele então percebeu que a caminhonete Saveiro havia parado em frente ao Banco Sicoob e que seus ocupantes desceram com armas longas, iniciando uma ação de roubo contra a Agência.
Os assaltantes então teriam começado a atirar contra o prédio do Destacamento, sendo que os projéteis em sua maioria atingiram a parte mediana das paredes frontais com quebra da janela e dano no interior da sala do comando e atingindo também a parede interna.
Os autores do assalto à Agência Bancária do Sicoob seriam cinco indivíduos encapuzados, dois deles com armas longas, os quais faziam reféns cerca de seis pessoas. Ao notar a movimentação dos policiais, os autores teriam efetuado disparos contra eles, os quais não foram revidados, considerando o risco de atingir reféns, tendo os policiais se abrigado no Quartel.
Em seguida três autores teriam embarcado na caminhonete Saveiro, sendo que outros dois teriam colocado três reféns sentados na carroceria do veículo para continuarem servindo de escudo humano e outros dois autores de pé e com armas longas iniciaram a fuga no sentido a localidade de Três Barras.
A vítima J.J.C. teria relatado que os assaltantes efetuavam disparos contra o quartel da PM enquanto aguardavam a abertura do cofre da agência, o qual acabou não sendo aberto.
Ele teria informado que em seguida foi colocado na carroceria da caminhonete, juntamente com outros dois reféns e dois assaltantes que partiram para a fuga no sentido a Três Barras.
Após saírem da cidade, os autores teriam mandado que os reféns descessem da carroceria e fossem embora.
Então policiais teriam começado a perseguição e continuado a informar sobre a movimentação dos assaltantes. Outros policiais se posicionaram no entroncamento da MG-238 com a estrada que liga à região de Córrego de areia.
A caminhonete neste momento, já sem os reféns, deparou com os policiais, tendo os autores desembarcados e efetuando disparos de arma de fogo contra os militares, tendo estes também disparado contra os autores, os quais teriam entrado em uma mata próxima ao local.
A partir daí uma força-tarefa, com a utilização de helicóptero, intensificou as buscas na região, sendo que ao serem percebidos, os autores dispararam novamente contra os policiais que repeliram a ação, atingindo os abordados.
Três autores foram imediatamente socorridos até o Hospital Municipal de Sete Lagoas, dois deles acabaram morrendo. Trabalhos da perícia foram feitos em fortuna de Minas. O veículo VW Saveiro que havia sido tomado de assalto pelos autores estaria repintado de cor preta e com placa falsa, sendo removido para o pátio do Socorro Fênix.
Prosseguiu-se o rastreamento em torno de demais autores envolvidos. Na ação foram apreendidos: uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 28, um revólver calibre 38, uma mochila com munições, R$ 30.588,00 em dinheiro e uma bolsa com documentos e objetos pessoais da vítima C.M.F.B de 37 anos.
Já no local do confronto onde os autores foram alvejados, com o primeiro, foi localizada uma pistola calibre 380, com um carregador municiado com quatro cartuchos intactos e, com o segundo autor, um revólver calibre 38 com seis cápsulas deflagradas, além de 27 munições calibre 38 intactas.
No caminho por onde os policiais fizeram o rastreamento aos autores, foi localizado um colete balístico com dois painéis, um colete sem painéis e três toucas Ninjas.
Já os autores, até o momento, não teriam sido identificados.Três foram socorridos ao HM, dois deles foram a óbito, um encontra-se internado. Até o fechamento desta reportagem, não havia informações que os demais tenham sido localizados.
Confira vídeo e fotos da operação:
Mín. 12° Máx. 21°