Trinta crianças serão operadas, neste sábado (28), durante o primeiro mutirão de cirurgias pediátricas do Hospital da Baleia, no bairro Saudade, na região Leste de Belo Horizonte.
Os procedimentos serão realizados nas hérnias dos pacientes que foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e que aguardam a intervenção cirúrgica. O coordenador do serviço de Cirurgia Pediatra do Hospital, Dr. Márcio Marins, destaca que a retirada de hérnia é a cirurgia de maior prevalência nas crianças.
O principal objetivo da ação é diminuir o tempo de espera dos pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, otimizar os atendimentos e adiantar as cirurgias.
Esta é a primeira vez que o Hospital da Baleia realiza um mutirão de cirurgias pediátricas. A intenção do hospital é realizar outros, visto que tais procedimentos são ágeis e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.
Referência em oncologia pediátrica, o Hospital da Baleia realiza mensalmente cerca de 200 consultas e 200 procedimentos terapêuticos, onde o foco é realizar o diagnóstico precoce.
O hospital também é referência em oncologia adulta, ortopedia, pediatria, nefrologia, cirurgia geral e no tratamento de fissuras labiopalatais e deformidades craniofaciais. Aproximadamente 85% dos atendimentos realizados são para pacientes do SUS vindos de mais de 80% dos municípios mineiros.
Por Vitor Fórneas - Bhaz
Mín. 12° Máx. 26°