
No final da semana retrasada, no dia 10/08, foi concluído o treinamento para com os Agentes de Combate às Endemias (ACE) na UNOPAR, onde os participantes participaram de palestras em sala, práticas em campo e foram liquidados.
Com o início da semana passada, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) começaram os treinamentos. Os participantes fazem parte das equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF), onde são o elo principal das equipes e são encarregados de visitar as casas, detectar os problemas nas famílias, como por exemplo, a necessidade de curativos e fazer o agendamento das consultas. Além disso, eles levam informações importantes para equipe e solicitam a visita dos enfermeiros e médicos.
Os palestrantes desta fase são a analista de políticas públicas Eliane Badaró, a referência técnica médica, Lúcia Gasperini, a gerente operacional da regional Lagoa Paulino, Nathalia Trombini, a gerente operacional da regional Lagoa do Matadouro, Raila Vasconcelos, o gerente operacional da regional Lagoa Grande 2, Thiago Boaventura, a gerente operacional da regional Lagoa Boa Vista, Giulliana Ferreira, a assistente administrativa Kátia Santos, a coordenadora da Odontologia, Mercionara Machado Toledo, e o coordenador da atenção primária Gabriel Salum.
Nos dois primeiros dias, segunda e terça-feira, foram abordados os temas básicos, como ética, história do SUS, fluxograma do município. Na quarta-feira deu-se início aos assuntos pertinentes aos participantes, e cada gerente da atenção primária vai abordar sobre um assunto pertinente.
Com a conclusão do treinamento da semana passada na sexta, se encerraram às 40 horas das equipes. No início desta semana uma nova equipe está participando do treinamento. A previsão de término com esta divisão de turmas é no dia 21 de Setembro, devido á quantidade de participantes.
Por Luisa Corrêa Barbosa – Ascom da Secretaria Municipal de Saúde

Agenda oficial Alckmin e Zema cumprem agendas sobre transporte e saúde em Sete Lagoas
Vacinas Prefeitura de Inhaúma orienta gestantes sobre vacinação contra a bronquiolite
Prevenção Infarto fulminante pode ocorrer sem aviso e reforça a importância da prevenção, após o caso de Henrique Madeirite
Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos Mín. 18° Máx. 21°


