Muitas interrogações estão sendo colocadas no meio político de Sete Lagoas com o anúncio do pedido de demissão do Secretário de Saúde Roney Nazareth Gott.
O Secretário assumiu a pasta no dia 17 de fevereiro, em menos de três meses o secretário surpreende á todos principalmente os servidores do setor com seu pedido de demissão alegando problemas pessoais.
Roney Gott assumiu a secretaria em meio a uma greve dos médicos provocada após o Executivo anunciar vários cortes de benefícios da categoria, substituindo Breno Simões que saiu recebendo duras críticas do prefeito Márcio Reinaldo.
A Saúde de Sete Lagoas vem passando por muitas dificuldades financeiras sendo obrigado realizar contenções de gastos atingindo diretamente vários atendimentos a população.
A redução no valor do contrato com HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças), por exemplo, teria diminuído bastante os serviços do SUS prestados pela Irmandade. Com a renegociação do contrato, automaticamente houve uma redução significativa na prestação dos serviços, vários leitos que estavam disponíveis para os pacientes do SUS, ficaram sem demanda com quartos vazios.
Outro ponto negativo relativo á prestação de serviços para a população, foi à saída do município de Sete Lagoas do Consórcio de Saúde “CISMISEL”. O município teria contraído uma dívida que ultrapassa 1 milhão de reais, sem condições de pagar pelos serviços, Sete Lagoas decidiu sair do consórcio deixando de realizar em média 4.292 procedimentos por mês, agravando ainda mais a situação da Saúde na cidade.
Em reunião meses atrás na sede do CISMISEL, gestores do município informaram que a Saúde estaria com um passivo de mais de 50 milhões de reais. Na reunião, Roney Gott disse que a folha de pagamento da Secretaria de Saúde gira em torno de 9 milhões e que o déficit operacional chega a R$1.5 milhão, o que prejudica ainda mais a saúde financeira da secretaria.
Com a saída de Roney Gott, quem assume a pasta é o ex, presidente do PT de Sete Lagoas Cláudio Ribeiro (Busú). Ele teria assumido um cargo de assessoramento no início de maio, agora estará no comando da Secretaria de Saúde da cidade.
Cláudio Busú foi Secretário de Saúde e Procurador Geral do município de Ribeirão das Neves.
Mín. 14° Máx. 25°