
Apesar de trabalharem no poder público da cidade (Prefeitura e Câmara) muitos jovens da Rede Adolescente Aprendiz não conheciam a Câmara Municipal até participarem de Visita Orientanda entre os dias 19 e 20 de maio. Os 90 jovens com idade entre 16 e 18 anos foram divididos em duas turmas que foram apadrinhadas pelos vereadores Caramelo (PRB) e Ismael Soares (PP) que responderam a questionamentos e compartilharam experiências.
A pedagoga Cinara Calazans acompanhou a turma e explicou que a Rede de Adolescente Aprendiz é formada por alunos de escolas da rede pública da cidade em sua grande maioria com algum tipo de situação de vulnerabilidade. “Muitos não sabiam o papel do vereador, apesar de trabalharem no poder público. E o que eles aprendem aqui (na Câmara) não aprendem na escola”, acredita.
A faixa etária um pouco mais alta possibilita um entendimento maior sobre política e eleva o grau de dificuldade dos questionamentos apresentados o que, para o primeiro secretário da Câmara, torna a visita mais interessante. O vereador Caramelo pediu que os jovens participem ativamente da política porque “a mudança vai acontecer com vocês por isso é preciso que se envolvam como fiz quando tinha a idade de muitos que estão aqui”, disse.
O conhecimento político de todos se torna ainda mais relevante e necessário porque muitos irão votar pela primeira vez este ano. É o caso de Lincoln Matheus, 17 anos, que afirmou que “jovem sem conhecimento não é nada. O que a gente viu aqui vai ajudar profissionalmente e no pessoal também”. Lorrane Ketlen, 16 anos, presta serviço para a Presidência da Câmara e já conhecia a dinâmica da visita orientada, mas mesmo assim valorizou o conteúdo. “Já escutava um pouco, mas é mais interessante quando a gente participa”.
Na ocasião, o vereador Caramelo pôde explicar sobre o funcionamento da Casa e seus trâmites regimentais, assim como esclarecer as dúvidas dos adolescentes. "Esta é uma oportunidade ímpar para trazer os jovens à consciência política e, sem dúvidas, um momento muito gratificante, pois são eles que irão nos representar no futuro", observou Caramelo.
Os vereadores esclareceram um pouco sobre o trabalho parlamentar e acompanhou a turma em visita aos estúdios da TV Câmara onde os jovens aprenderam um pouco sobre o processo de gravação e transmissão ao vivo das reuniões pelo canal 60.2.
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

