
Convidado a falar para lojistas e empresários em Uruguaiana (RS), o candidato a vice presidente da chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão (PRTB), fez duras críticas ao pagamento de 13º salário a trabalhadores brasileiros e ao adicional de férias, na noite de terça-feira (25). “‘O 13º é uma mochila nas costas de todos os empresários’, ‘uma jabuticaba brasileira’ e ‘uma visão social com o chapéu dos outros'”, disparou Mourão.
Para o general reformado do Exército, os direitos trabalhistas são “jabuticabas” — isto é, ocorrem só no Brasil e em mais nenhum outro país do mundo. “Se a gente arrecada 12, como paga 13? É complicado. É o único lugar em que a pessoa sai de férias e ganham mais. Coisas nossas, legislação que está aí”, acrescentou.
Ele defendeu uma “implementação séria da reforma trabalhista”. Hamilton Mourão também criticou o pagamento de imposto sindical, extinto pela reforma trabalhista aprovada pelo Congresso em 2017. “Sabemos perfeitamente o custo que tem o trabalhador. Essa questão do sindicato, do imposto sindical, em cima da atividade produtiva, é mais custo que existe”, disse.
Assista ao vídeo da palestra de Mourão na Câmara dos Dirigente Lojistas (CDL) de Uruguaiana:
Na manhã desta quinta-feira (27), o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) desautorizou a fala do seu vice, em post na sua conta pessoal do Twitter, dizendo que o 13º salário do trabalhador está previsto no artigo 7º da Constituição.

Mourão já havia criado polêmica na semana passada ao dizer que lares que só têm mãe e avó são “fábricas de desajustados”, e ao se referir a parceiros comerciais do Brasil na África e na Ásia como “mulambada”. Repreeendido pela cúpula do PSL pelas falas, o general evitou o contato com a imprensa e passou a adotar um discurso mais contido. Ele dizia ser vítima de frases descontextualizadas, retiradas de suas palestras.
O general Antônio Hamilton Martins Mourão tem 64 anos, é natural de Porto Alegre e entrou no Exército em 1972, ficando na ativa até fevereiro deste ano.

Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe Mín. ° Máx. °

