Quarta, 21 de Maio de 2025
14°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Servidores fantasmas

MP faz operação contra servidores fantasmas na câmara de Santa Luzia

De acordo com o MPMG, cerca de 50 servidores e estagiários eram remunerados para prestação de serviços particulares aos vereadores, inclusive em campanhas eleitorais

17/12/2018 às 10h57
Por: Redação
Compartilhe:
Operação acontece em conjunto com a Polícia Militar
Operação acontece em conjunto com a Polícia Militar

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (17), em Santa Luzia, na região Metropolitana de Belo Horizonte, uma operação contra a contratação de servidores fantasmas.

A operação ganhou o nome de Caça Fantasmas, com o objetivo de apreender documentos na Câmara Municipal relacionados à contratação de servidores que nunca teriam, efetivamente, prestado serviços ao Poder Legislativo, apesar de receberem legalmente para tanto.

De acordo com o MPMG, cerca de 50 servidores e estagiários eram remunerados para prestação de serviços particulares aos vereadores, inclusive em campanhas eleitorais. Entretanto, segundo as investigações, esses servidores e estagiários nunca estiveram na sede do Poder Legislativo.

As investigações do MPMG, que correm em sigilo, foram iniciadas em janeiro de 2017, e apuram possíveis crimes de associação criminosa (pena de reclusão de um a três anos), falsidade ideológica (pena de reclusão de um a cinco anos), peculato (pena de reclusão de dois a doze anos) e lavagem de dinheiro (pena de reclusão de três a dez anos).

Segundo as apurações, um dos servidores investigados era ocupante de cargo de confiança na Câmara Municipal de Santa Luzia, mas, apesar de formalmente assinar folha de ponto e receber remuneração como assessor de gabinete, havia deixado o país em 2016 e morava na Inglaterra.

A constatação da fraude foi possível em razão de denúncias, da oitiva de testemunhas e do intercâmbio de informações entre o MPMG e a Polícia Federal, que forneceu dados do Sistema de Tráfego Internacional de Pessoas e viabilizou a confirmação do crime.

Os documentos alvo da busca foram apreendidos por determinação da 2ª. Vara Criminal da Comarca de Santa Luzia, que também deferiu a quebra do sigilo bancário de alguns dos investigados para rastrear o destino final dos recursos desviados. 

A operação está sendo conduzida por dois promotores de Justiça, dois agentes do MPMG e conta com o apoio de duas guarnições do Tático Móvel da Polícia Militar. 

Por Natália Oliveira - OTempo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
14°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 27°

Qui 29°C 13°C
Sex 29°C 15°C
Sáb 28°C 15°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio