Depois de adiar informação sobre a escala de pagamento do 13º para os servidores públicos por mais uma vez, o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, disparou e-mail para sindicatos convocando os “membros titulares da comissão de acompanhamento de folha pessoal” para reunião, que será realizada às 16h, desta sexta-feira (21), na qual será anunciada a data da escala do pagamento. A convocação ocorreu na tarde desta quinta-feira (20).
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Fazenda. O encontro está marcado para ocorrer no BDMG, no Funcionários.
Esta é a segunda vez que o Estado adia a escala de pagamento dos servidores em apenas uma semana. A Secretaria havia divulgado que a informação sobre o depósito seria comunicada nessa quarta (19), mas adiou a decisão para esta sexta (20) e novamente prostergou para amanhã (21).
Inicialmente, o Governo havia informado que a decisão sobre o 13º ocorreria por meio de comunicado, mas voltou atrás e convocou a reunião.
O anúncio ocorrerá em meio a greves e protestos de servidores públicos. Na quinta-feira, servidores da saúde fizeram uma vigília na Cidade Administrativa. O Sindicato dos Escrivães da Policia Civil de Minas Gerais avisou que os policiais podem começar um indicativo de greve geral da categoria.
Parcelamento
Parte do funcionalismo teme que o pagamento do 13º seja dividido como no ano passado.
Em 2017, o 13º salário foi pago em quatro parcelas, divididas entre janeiro e abril deste ano. As únicas exceções foram os servidores da Segurança Pública e da Saúde, que receberam em duas parcelas.
Minas Gerais tem hoje uma das maiores folhas de pagamento do país: R$ 2,1 bilhões. São, ao todo, 609 mil servidores, dos quais 42% são aposentados. Atualmente, o Estado tem 353.942 Servidores ativos, e 255.406 inativos e pensionistas.
Por Laura Maria - OTempo
Mín. 13° Máx. 26°