
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) pretende reconvocar parte dos servidores comissionados a partir do próximo dia 12.
A pasta estipulou essa data como prazo máximo para que as demais secretarias e órgãos do Estado informem a lista dos postos que não podem ficar vagos e precisam ser novamente preenchidos.
Em nota, a Seplag destacou que essa análise deve ser feita “para suprir eventuais necessidades dentro de cada pasta, seguindo ainda a determinação de enxugamento da máquina pública estadual e a drástica redução de postos ocupados por indicações políticas.
A medida também serve para delimitar prazo para quem será readmitido ou desligado definitivamente da estrutura de recrutamento amplo do Estado”, diz o texto.
Como um dos seus primeiros atos de governo, Romeu Zema exonerou praticamente todos os cargos comissionados, poupando apenas as áreas de Saúde e Segurança.
A dispensa em massa fez com que alguns serviços do Estado fossem paralisados. A Biblioteca Pública Estadual teve 75% dos seus servidores exonerados e suspendeu o empréstimo de livros em função da falta de pessoal.
A Fundação Clóvis Salgado que cuida de espaços culturais, como por exemplo o Palácio das Artes, também teve uma redução drástica do quadro de funcionários, dos mais de 400 trabalhadores, restaram pouco mais de 30.
Situação parecida vive a Rede Minas que perdeu um terço do pessoal, incluindo técnicos responsáveis pela transmissão da programação.
Por Bernardo Miranda - OTempo

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

