
O prefeito Leone Maciel solicitou censura e punição a um guarda civil municipal (GCM) de Sete Lagoas, Geraldo de Assis Moreira Júnior, por críticas feitas por ele em seu Facebook. A reportagem do Site Mega Cidade conversou com o guarda, o qual disse que as críticas não são contra a pessoa do prefeito, e sim, contra a falta de pagamento pela Prefeitura.
Na última quinta-feira (3), o comandante da Guarda, Fabrício Dênis Soares, enviou comunicado ao GCM Geraldo de Assis, solicitando informações sobre o que o levou a fazer tais publicações.
Segundo ele, a determinação partiu do prefeito, através de mensagem de celular na quarta-feira (2), a partir da qual foi encaminhado o ofício que relata a possibilidade de punição ao guarda.
De acordo com Fabrício Soares, tais publicações contrariam o Regulamento Interno (RI) da GCMSL, de acordo com o Decreto 2872/2003, que no Art.50 afirma que será aplicada penalidade de repreensão até a prestação de serviços, pela transgressão de “criticar ato da administração pública praticado por superior hierárquico ou autoridade constituída”.
O comandante ressalta que após receber o comunicado, o GCM Geraldo de Assis terá cinco dias úteis para fazer a sua defesa por escrito, considerando que “nenhuma penalidade será aplicada sem o exercício do contraditório e da ampla defesa, apregoados no Art.5º, Inciso LV, da Constituição Federal.
O que diz o guarda
Contudo, Geraldo de Assis Moreira Júnior explicou que o comunicado não foi entregue a ele pelo comandante ou subcomandante da Guarda, e sim por outro guarda municipal. “Portanto não assinei o recebimento deste comunicado, pois o mesmo teria que ser entregue diretamente pelo comando da Guarda que estava de férias no momento em que foi acionado pelo prefeito. Além do mais, o prefeito teria outra via que é a Corregedoria do Município. Por que então ele não levou o caso à Corregedoria, e sim ao comandante da Guarda que ainda estava de férias?”, questiona.
O guarda lembra que no dia 2 de janeiro último, Leone Maciel exonerou 526 cargos de confiança da Prefeitura. “Entre esses cargos há um de motorista com salário de R$ 11.300,00, informação esta que encontra-se no Portal Transparência.”, conta Geraldo de Assis. Para ele, a divulgação deste caso em seu Facebook, mesmo sem citar nenhum nome, pode ter sido o ponto principal, que implicou na comunicação do prefeito ao comandante da Guarda.
Para Geraldo de Assis que está na Guarda Municipal de Sete Lagoas há 15 anos, é muito fácil aceitar só elogios, mas críticas não. De acordo com ele, o perfil de seu Facebook é pessoal, de um cidadão comum e não de um guarda municipal. “Não foi somente eu que fiz críticas à falta de pagamento, mas inúmeros funcionários da Prefeitura de Sete Lagoas também fizeram críticas em suas redes sociais. Por que querer punir só a mim? Imagina o que é ser um pai de família que sustenta a sua casa e não ter o salário que seu direito, para colocar as coisas necessárias dentro de casa! Essa é uma situação complicada que sinto no direito de reclamar sim! Será que tenho que aceitar de forma passiva esse tipo de situação?”, desabafa.
Veja a notificação emitida pelo Chefe da Guarda Municipal de Sete Lagoas:

Da Redação



Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

