Entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2016 o HNSG, que é o 7º maior prestador SUS do Estado de Minas Gerais contabilizou 425.681 atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. “70% de todos os atendimentos realizados no Hospital Nossa Senhora das Graças são pelo SUS. O Hospital nunca foi tão do povo quanto é hoje”, afirma o superintendente da INSG, Dr. Felipe Toledo Rocha.
Esse tipo de atendimento é realizado graças a um contrato estabelecido entre a Irmandade de Nossa Senhora das Graças e a Prefeitura de Sete Lagoas. O HNSG utiliza de recursos próprios e também daqueles que são repassados pelos governos Federal, Estadual e Municipal para o pagamento dos serviços que são efetivamente prestados à população. A produção varia conforme a demanda de atendimentos e o quantitativo contratado.
Detalhando ainda mais esses números, chegamos a um montante de 107.939 atendimentos ambulatoriais em 2013. No ano seguinte, foram 121.535 procedimentos. Em 2015, os números são ainda mais expressivos: 137.153. E somente nos dois primeiros meses de 2016 o HNSG já soma 26.680 atendimentos ambulatoriais. Esses números permitem uma projeção que aponta 156 mil atendimentos em 2016, extrapolando os atendimentos realizados nos anos anteriores.
Entre os procedimentos ambulatoriais realizados no HNSG pelo Sistema Único de Saúde estão serviços de Cardiologia, Oncologia, Hemodiálise, Raio X, Tomografia, atendimentos referentes a casos de violência contra a mulher e outros
O contrato que rege a prestação de serviços do HNSG à Prefeitura de Sete Lagoas prevê procedimentos hospitalares. Entre eles estão os serviços da maternidade, as internações clínicas e cirúrgicas de média e alta complexidade – inclusive em UTI´s Pediátrica, Neonatal e Adulto. De janeiro de 2013 a fevereiro de 2016 a soma desses procedimentos chega a 35.236 atendimentos. Neste período, 16.944 diárias de UTI foram dedicadas para pacientes do SUS no HNSG.
Esses números refletem a importância da parceria entre a Irmandade de Nossa Senhora das Graças e a Prefeitura de Sete Lagoas para a saúde das pessoas da cidade e da região. Vale lembrar que, ao todo, o HNSG recebe pacientes de 35 municípios, o que representa um universo de cerca de 650 mil vidas.
Mín. 14° Máx. 25°