
O vice-governador Paulo Brant, em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira (22), disse que a decisão entre pagar os servidores ou fazer o repasse aos municípios será uma "escolha de Sofia", expressão usada para designar uma atitude difícil de ser tomada e que faz referência ao filme de mesmo nome. Ainda sem anunciar uma definição sobre os pagamentos, ele afirmou que a resposta às prefeituras será dada até o fim desta semana.
Sobre o protesto dos prefeitos mineiros na Cidade Administrativa, nessa segunda (21), quando eles foram recebidos com um cordão de isolamento, que barrou o acesso, Brant ressaltou que eles têm razão, mas que não há recursos suficientes para garantir os repasses constitucionais. A Associação Mineira de Municípios (AMM) estima uma dívida acumulada do Estado com as prefeituras em torno de R$ 12,6 bilhões.
"Os prefeitos têm razão, o Estado têm que pagar integralmente o que é devido. Mas o que o Estado arrecada não dá para pagar o servidor, mesmo atrasado, e os repasses dos municípios. É um ou outro. Ou uma parte de um e uma parte de outro. Nós ficamos até envergonhados, mas não há alternativa. Não conseguimos aumentar a receita no curto prazo", disse.
Segundo ele, o governo "está raspando todo o dinheiro que puder localizar". A redução em 50% dos cargos comissionados também foi apontada como um dos esforços para se reduzir o custeio e equilibrar as contas.
Em seu Twitter, o governador Romeu Zema reiterou que a previsão de déficit para 2019 é de R$ 30 bilhões e que somente a folha de pagamento compromete 80% dos recursos.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

