O vereador Ismael Soares foi denunciado por ter utilizado o veículo da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (5 de fevereiro), na compra de cerveja no Supermercado Santa Helena do bairro Manoa.
O vereador foi flagrado por um cidadão, Márcio”, que teria fotografado o fato e deverá fazer um Boletim de Ocorrência (BO). Ele falou sobre o caso na manhã desta quarta-feira (6), no programa “O Povo no Rádio”, da Musirama. “Acho um absurdo porque as pessoas estão passando necessidade de alimento e o vereador está usando um veículo que é pago por mim e por todos nós. Com o BO eu vou poder pegar as filmagens lá! Fiquei revoltado e o pior de tudo é que o supermercado estava lotado e ninguém se atinou.”, manifestou.
No programa, o apresentador Douglas Melo lembrou que não importa a quantidade de cerveja que teria sido comprada. “Lembro que quando o presidente Caramelo teve a ideia de fazer a locação dos veículos, foi justamente porque a forma de consumo do combustível ficaria mais barata, como ficou. Mas foi determinado que o veículo deveria ser usado somente no exercício do cargo de parlamentar. Então, não está nas prerrogativas de um parlamentar buscar cerveja no supermercado, no carro locado.”, recorda.
Douglas Melo ressalta que poderia haver a justificativa da compra de produtos no supermercado a serem doados a entidades, “mas como explicar para o Ministério Público a compra de cerveja, utilizando o carro da Câmara? Doar cerveja para quem?”
Segundo Douglas Melo, o passo que pode ser dado a partir daí, é que o cidadão Márcio deverá ir à Câmara Municipal, para fazer a denúncia que será recebida pela Mesa Diretora. “A partir daí será iniciado um processo de investigação, visto que a Câmara tem a prerrogativa por lei de fazer isso! É um assunto que acaba se tornando sério, porque quando o presidente alugou os carros, no regimento diz que o veículo deve ser utilizado apenas no exercício de parlamentar.”, enfatiza.
O apresentador lembrou que o Ministério Público age a partir do momento que é provocado, considerando irregularidades, com base na lei que foi proposta, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. “E neste caso, a partir da lei da Câmara, uma vez provocado ele pode atuar. Nesse sentido, a lei por si só proíbe a compra de bebida no veículo da Câmara. Então, o vereador terá problema!”, conclui.
Vale ressaltar que na Reunião Ordinária desta terça-feira (5), durante a discussão de gastos da Prefeitura, Ismael Soares foi um dos vereadores que defendeu a permanência dos veículos alugados pela Câmara Municipal, alegando que ele dependia dos mesmos para o trabalho.
Posição da Câmara e do vereador Ismael Soares
O Site Mega Cidade solicitou um posicionamento do vereador a respeito da denúncia e também à Câmara Municipal, através de sua Assessoria de Imprensa, sobre quais medidas serão tomadas. A Câmara respondeu que o Controle Interno e a Procuradoria do Legislativo estudam o caso para saber qual medida será tomada.
Já o vereador Ismael Soares respondeu que diante da denúncia de que ele estaria usando o veículo da Câmara na compra de cerveja no Supermercado Santa Helena do bairro Manoa, vem o mesmo esclarecer que os fatos foram distorcidos pelo denunciante.
Segundo Ismael, o que ocorreu foi que após a reunião plenária desta terça-feira (05) e quando ele estava se deslocando para sua residência, que fica no bairro São Francisco, como é de sabedoria geral, tendo em vista que o supermercado se localiza exatamente no caminho de sua casa, “ou seja, o supermercado fica na rota da minha casa, parei no supermercado para comprar alimentos para meu gabinete, uma vez que este vereador se desloca para câmara às 07:30, sendo que este horário o supermercado não se encontra aberto.”, informou.
E completou: “Destaco que uso o veículo fornecido pela Câmara com responsabilidade e presto todas as contas exigidas pelo setor que controla a frota. Assim, não houve de minha parte qualquer ato de improbidade, renovando meu compromisso de respeito com a população.”, afirmou o vereador.
Mín. 12° Máx. 24°