
O juiz Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, relator do processo RE 97818, que trata da cassação da prefeita de Juatuba, Valéria Aparecida dos Santos, suspendeu a ordem de afastamento concedida nesta quarta (27), e determinou que a efetiva saída da prefeita ocorra somente após a publicação do acórdão referente ao julgamento dos embargos de declaração.
A publicação do julgamento, o qual ocorreu em 20 de fevereiro deste ano, deverá ocorrer no Diário da Justiça Eletrônico nos próximos dias. Apenas após esta publicação é que a decisão de cassação da prefeita poderá ser executada. Depois da publicação do julgamento dos embargos, a prefeita ainda pode recorrer tanto do seu afastamento quanto da sua cassação.
Entenda o caso
A prefeita e seu vice foram cassados em primeira instância. Recorreram para o TRE/MG e a Corte Eleitoral manteve, em outubro de 2018, a cassação. Foi determinado, ainda, que o afastamento dos políticos dos seus cargos se daria quando do julgamento dos embargos de declaração, o que ocorreu no último dia 20 de fevereiro.
Em razão disso, a Justiça Eleitoral, no dia 27 de fevereiro, comunicou aos cassados o afastamento dos cargos e determinou que o presidente da Câmara assumisse interinamente a Prefeitura.
Na decisão desta quinta (28), o relator entendeu que “conquanto tenha constado do acórdão deste TRE-MG que a execução deveria ocorrer ‘após o julgamento dos primeiros embargos’, é certo que a circunstância do julgamento inclui a publicação, conforme se lê nos precedentes deste Tribunal e do TSE trazidos pela requerente. Eles demonstram que, de praxe, as decisões da última instância ordinária que implicam cassação do mandato só se executam com a publicação do acórdão”.
Do TRE-MG

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

