O Governo de Minas anunciou nesta quarta-feira (27), a redução no número de parcelas do 13º salário referente a 2018 dos servidores da segurança pública do Estado. A mudança ocorre após pressão e ameaças de paralisações da categoria.
Os secretários de Governo, Custódio Mattos, e de Planejamento e Gestão, Otto Levy Reis, se reuniram com representares da segurança e deputados nesta quarta, na Cidade Administrativa, onde selaram o acordo.
Segundo a administração estadual, o pagamento integral das parcelas restantes do 13º salário dos servidores da Segurança será realizado, no dia 21 de maio de 2019. Contudo, a parcela prevista para abril terá o pagamento mantido.
Outros compromissos (confira na íntegra abaixo) também foram firmados durante o encontro, como o aumento do diálogo do Executivo com a categoria. De acordo com o deputado Coronel Sandro (PSL), que esteve na reunião, o governo sinalizou que pretende aumentar as negociações com os profissionais.
“O que percebi é que há uma disposição maior em dialogar e uma sensibilidade e reconhecimento da importância da segurança pública. Além disso, as categorias entenderam a situação do Estado”, disse o deputado.
Apesar do governo garantir mais diálogo, o governador Romeu Zema (Novo), que era requisitado pela categoria, não esteve no encontro. O administrador delegou as resoluções aos secretários. No mesmo horário da reunião, por volta das 10h, o governador cumpriu agenda no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Além dos secretários, estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovane Gomes da Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo da Silva; o chefe do Gabinete Militar, coronel da PM Evandro Geraldo Ferreira Borges; o chefe da Polícia Civil, delegado Wagner Pinto; além de parlamentares estaduais e federais vinculados ao sistema de Segurança Pública.
“O Governo de Minas Gerais consolidou compromisso com integrantes das forças de Segurança Pública e representantes da categoria para atender a pontos importantes defendidos pelo setor. Em reunião na manhã desta quarta-feira (27/3), chegou-se à definição de cinco compromissos, dentre eles o pagamento, em maio, do 13º salário devido pelo governo anterior.
O Governo de Minas Gerais, em diálogo com os comandos da PMMG, CBMMG, Chefia da Polícia Civil e Gabinete Militar, e com os parlamentares vinculados à Segurança Pública, estabelece seus compromissos em relação ao setor:
1 – Pagamento integral das parcelas restantes do 13º salário, no dia 21 de maio de 2019, mantido o pagamento da parcela prevista para abril;
2 – Continuidade do repasse financeiro semanal ao IPSM, garantida a normalidade dos serviços de atendimento à saúde;
3 – Pagamento integral do abono de fardamento dos servidores da Segurança Pública, juntamente com a 1ª parcela dos vencimentos de junho de 2019;
4 – Diálogo contínuo com o objetivo de constituir um plano visando:
a) A recomposição salarial das perdas inflacionárias
b) A retomada do pagamento no 5º dia útil de cada mês;
5 – Atitude permanente de diálogo e interlocução periódica com os comandos, chefias de corporação e representantes do setor, tendo em vista o interesse da sociedade e o bem-estar dos profissionais de segurança do Estado de Minas Gerais”.
Por Bhaz
Mín. 14° Máx. 23°