
A Justiça Eleitoral de Sete Lagoas reuniu prefeitos e vereadores da comarca para solicitar apoio a uma campanha especial que vai cadastrar os eleitores de oito municípios da região biometricamente. O trabalho tem como base uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral definindo que, na eleição de 2020, só poderá votar o eleitor que tiver realizado o procedimento.
As cidades dos eleitores terão que passar pelo processo de cadastramento obrigatório são Baldim, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Santana de Pirapama e Sete Lagoas. No total, são quase 170 mil pessoas que precisam fazer a biometria. “Quem não realizar o cadastro biométrico terá o título cancelado. Esta situação prejudicaria o eleitor e provocaria sério prejuízo ao processo eleitoral”, comentou a juíza eleitoral Marina Rodrigues Brant.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu que todo o trabalho de cadastramento seja realizado em Sete Lagoas. Além da sede dos cartórios eleitorais localizada na rua Raquel Teixeira Viana, 648, bairro Canaan, será montada uma Central do Eleitor na sede da Câmara Municipal na rua Domingos Louverturi, 335, São Geraldo (atrás da rodoviária). Os prefeitos e vereadores da região serão responsáveis por apoiar a chegada dos eleitores de suas cidades até este ponto que terá 14 guichês.
A operação vai começar no mês de maio deste ano e terminar em abril de 2020. O eleitor que quiser antecipar o procedimento pode procurar a Justiça Eleitoral de 12h às 18h. A orientação é para que o interessado agende seu atendimento pela site do TRE (www.tre-mg.jus.br). É necessária a apresentação de um documento de identidade e um comprovante de endereço no momento do cadastramento.
O prefeito de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo, participou da reunião garantido o apoio do município nos trabalhos. “Temos que fazer uma força tarefa. O fluxo de pessoas será muito grande. Só em Sete Lagoas são mais de 130 mil eleitores que precisam fazer a biometria”, comentou.
O também juiz eleitoral, Frederico Bittencourt Fonseca, alertou que o envolvimento de todos os setores da sociedade neste trabalho de convocação do eleitorado será fundamental para evitar transtornos. “Caso não ocorra tudo muito bem, alguns municípios poderão ter até 40% dos títulos cancelados”, comentou.
SITUAÇÃO DE CADA MUNICÍPIO
Baldim
Eleitorado total: 6.911
Eleitorado biometrizado: 852
% biometrizado: 12,33
Cachoeira da Prata
Eleitorado total: 3.496
Eleitorado biometrizado: 477
% biometrizado: 13,64
Fortuna de Minas
Eleitorado total: 2.817
Eleitorado biometrizado: 423
% biometrizado: 15,02
Funilândia
Eleitorado total: 4.402
Eleitorado biometrizado: 773
% biometrizado: 17,56
Inhaúma
Eleitorado total: 5.353
Eleitorado biometrizado: 766
% biometrizado: 14,31
Jequitibá
Eleitorado total: 5.634
Eleitorado biometrizado: 813
% biometrizado: 14,43
Santana de Pirapama
Eleitorado total: 7.343
Eleitorado biometrizado: 746
% biometrizado: 10,16
Sete Lagoas
Eleitorado total: 164.391
Eleitorado biometrizado: 30.704
% biometrizado: 18,68
Da Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

