Ao menos 14 motoristas de aplicativo assaltados. Este é o saldo de dois jovens, de 19 e 21 anos, especialistas em roubar esse tipo de condutor em Belo Horizonte e região metropolitana. A dupla foi presa na segunda-feira (8), quando chamou um carro através de um perfil de mulher, rendeu o motorista com uma faca e o amarrou.
O caso mais recente, que resultou na prisão da dupla, ocorreu na noite de ontem. Um motorista se deslocou para o bairro São Geraldo, na região Leste da capital mineira, para atender ao chamado, feito pelo aplicativo 99, de uma mulher. Quando chegou ao ponto indicado, na rua Expedicionário João Batista Rotelo, se deparou com dois homens.
O motorista atendeu a corrida e, ao fim da viagem, em Sabará, a dupla anunciou o assalto após apontar uma faca na altura da cintura da vítima. O condutor foi expulso do carro e amarrado, mas, na sequência, conseguiu se livrar e desferir um soco contra o ladrão mais novo. O mais velho, que já estava na direção do veículo, viu a cena e fugiu na hora, assim como o comparsa. No desespero, deixou a arma do crime dentro do carro.
A vítima acionou a PM, que conseguiu fazer um cerco na região e encontrou o ladrão mais novo andando por uma rua. O jovem, em um primeiro momento, negou ter cometido o assalto, mas admitiu em seguida e informou que o comparsa havia se escondido em um matagal. Os militares, então, receberam a informação de que um jovem descalço e sujo de terra tinha entrado em um coletivo. Os agentes abordaram o veículo e prenderam o segundo assaltante.
Ao analisar o sistema interno, a PM identificou que ao menos 13 ocorrências – além da de ontem – foram registradas com as mesmas características e ação delituosa. A dupla admitiu que roubava motoristas com frequência e até revelou o esquema: encomendava uma placa falsa com uma mulher conhecida como Loirinha e revendia o veículo roubado por R$ 1 mil.
Um deles, o mais novo, tinha um mandado de prisão em aberto e, inclusive, foi encontrada a tornozeleira que ele deveria usar guardada na própria residência. Já com o outro foi encontrado o celular da vítima de ontem.
A 99 informou que o perfil da passageira usado no assalto foi banido. “A 99 se solidariza com com o motorista vítima do incidente e informa que entrou em contato com ele para prestar todo o apoio necessário”, informou a empresa em trecho de nota (leia na íntegra abaixo).
“A 99 informa que recebeu uma grave denúncia através do Portal BHAZ envolvendo uma passageira da plataforma, no 9 de abril, em Belo Horizonte (MG). O perfil da passageira foi banido. A 99 se solidariza com com o motorista vítima do incidente e informa que entrou em contato com ele para prestar todo o apoio necessário. A empresa está aberta a colaborar com a polícia e orienta os condutores parceiros a acionarem a central de segurança através do 0800-888-8999 para reportar incidentes como o relatado.
A 99 repudia essa e quaisquer outras ocorrências de violência e tem uma política de tolerância zero em casos como esse. A empresa trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para colaborar com a segurança de passageiros e motoristas”.
Por Bhaz
Mín. 12° Máx. 26°