
A Estiva foi escolhida para colocar Sete Lagoas entre poucas cidades do Brasil a ter um programa específico de grande alcance ambiental. Foi lançado, na noite desta quinta-feira, 12, durante reunião com moradores e produtores da localidade, o Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas (ANA), que será coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com apoio de diversas entidades e órgãos.
O programa vai remunerar o produtor que desenvolver ações de conservação da água e do solo, como a construção de terraços e bacias de infiltração, a readequação de estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal e o saneamento ambiental, entre outras.
A proposta vai atingir bacia do Ribeirão Jequitibá, por meio das sub-bacias do Paiol e Marinheiro. Localizada na área do Paiol, a Estiva reúne condições ideais para o sucesso do programa. A reunião contou com a presença de Luiz Augusto Preto, representante da ANA, que apresentou um panorama geral e ainda fez observações sobre a região que conheceu durante o dia. “Este é um programa que faz o dever de casa, tudo está acontecendo muito rápido e ele ajuda a promover um mundo melhor. É uma oportunidade de mudar a vida das pessoas”, comentou.
O Programa Produtor de Água chega ao município ancorado por um anteprojeto de lei do vereador Milton Martins que será regulamentado pela Prefeitura. “É a chance de construir uma nova história, vamos preservar o meio ambiente e o córrego do Paiol que é tão importante para a região”, comentou o vereador.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Nadab Abelin, destacou o apoio que recebeu do prefeito Cláudio Caramelo para colocar o programa em prática. “É um programa que chega na hora certa, num momento que todos percebem a importância da água para Sete Lagoas”, comentou. O prefeito recordou que a primeira apresentação do programa na cidade ocorreu em 2013 durante audiência na Câmara Municipal. “É muito bom ver que plantamos a semente há seis anos e agora estamos colhendo os frutos. Agradeço o apoio do vereador Milton Martins e podem contar com a Prefeitura para que seja um sucesso”, declarou Cláudio Caramelo.
Detalhes do programa foram apresentados pelo engenheiro agrônomo da Semas, Pedro Figueiredo. A implantação será nas seguintes fases, as atuais são arranjo institucional, avaliação dos passivos ambientais e mobilização. As próximas serão o lançamento do edital de seleção de projetos, elaboração do Projeto Individual de Propriedade, seleção, execução e pagamento de incentivos.
O programa garante o pagamento em dinheiro para os produtores seguindo normas da ANA em prol da proteção dos recursos hídricos. A liberação dos valores ocorre um ano após o início das atividades.
A meta em Sete Lagoas, para as sub-bacias do Paio e Marinheiro, é a construção de 300 bacias de captação de água (barraginhas), readequação de 2,26 km de estradas vicinais, proteção e reflorestamento de quinze nascentes, reflorestamento de área de 10 hectares, 17 km de terraços (terraceamento), 2 km de cercamento de Área de Proteção Permanente e 5.652 de cercamento de nascentes.
Por Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

