Escolhido por votação, o prédio da Câmara Municipal recebeu a visita de um grupo de cinco deficientes visuais assistidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Sete Lagoas (Advisete), nesta sexta-feira (12). O presidente Pr. Alcides (PP) e o vereador João Evangelista (PSDB) foram os anfitriões e, no plenário, falaram um pouco sobre as novas instalações e também sobre a rotina de trabalho na Câmara e nos gabinetes.
A visita faz parte de um projeto desenvolvido pela associação para que os deficientes tenham mais liberdade e autonomia no dia a dia. A assistente social Tatiane Martins acompanhou o grupo, que veio de lotação, desde a saída do bairro JK.
Ela revela que a sede do Legislativo foi escolhida em votação. “A gente busca mais autonomia e independência porque o deficiente tem liberdade e precisa de mais oportunidade. E isso faz com que eles tenham essa sensação de liberdade, além de melhorar a autoestima. Além da Câmara vamos andar pelo centro porque foram os dois locais votados por eles”.
Para o presidente Pr. Alcides “é um privilégio ser essa porta de inclusão para que eles conheçam todas as instalações, além de um pouco do nosso trabalho. Com isso eles interagem com todos e conhecem os departamentos”, conta.
Deficiente visual, João Evangelista fala da importância da iniciativa para o desenvolvimento da turma. “É inteiramente para ganhar conhecimento. O deficiente precisa de alguém pela primeira vez antes de irem sozinhos. Essa integração do Legislativo com o público deficiente acontece há anos e a gente agradece a direção por essa sensibilidade”.
Um dos mais participativos foi Jonas Fernandes que, na cadeira de João Evangelista, no Plenário, disse que “esse projeto não tem preço. Desde quando entramos no ônibus ficamos felizes. É uma chance única porque muitos de nós, às vezes, não têm condições de se locomover por vários motivos. Então, quem tem essa oportunidade não pode perder”, reconheceu.
Por Ascom da Câmara Municipal de Sete Lagoas
Mín. 12° Máx. 26°