
O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) se entregou para ser preso nesta quinta-feira (9), por volta das 15h. A ordem de prisão foi expedida ainda nesta quinta, após o Tribunal Regional Federal (TRF-2) determinar a suspensão do habeas corpus concedido liminarmente a Temer em março.
O documento foi assinado pela juíza Caroline Figueiredo, substituta do juiz Marcelo Bretas na 7ª Vara Criminal. Temer tinha até as 17h para se apresentar à Polícia Federal.
Até o momento, ainda não foi decidido se o ex-presidente ficará detido no Rio de Janeiro ou em São Paulo. A defesa de Michel Temer pediu à Justiça que ele cumprisse a prisão na capital paulista, onde permaneceria perto da família.
Além de Temer, o coronel reformado da PM João Baptista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima, também recebeu ordem de prisão. Ele é suspeito de ser o operador financeiro do ex-presidente. Os dois são amigos desde a década de 1970.
Enquanto Lima será enviado a uma unidade prisional da Polícia Militar, dado o cargo ocupado por ele anteriormente, Temer ficará preso em uma sede da Polícia Federal.
Histórico
O ex-presidente foi preso pela primeira vez no dia 21 de março durante a Operação Descontaminação, que mira supostas propinas nas aobras da Usina de Angra III. Quatro dias depois ele foi solto, por decisão do desembargador Ivan Athié.
De acordo com as investigações que levaram Temer à cadeia, o coronel Lima teria intermediado o pagamento de R$ 1 milhão em propina da Engevix para realização de obras em Angra III no final de 2014.
A força-tarefa sustenta que o ex-presidente chefia um grupo criminoso há 40 anos, que chegou a arrecadar propinas de desvios de R$ 1,8 bilhão.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°

