
Principal tema discutido pelo governo federal e pelo Congresso Nacional desde o início do ano, a reforma da Previdência é desconhecida por grande parte da população brasileira.
Pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta segunda-feira (13) mostra que mais de 60% dos entrevistados estão pouco ou nada informados sobre as mudanças nas regras das aposentadorias discutidas pelos poderes Executivo e Legislativo.
Os entrevistados foram questionados se estão muito informados, informados, pouco informados ou nada informados sobre o tema. Apenas 9,9% das pessoas responderam estar muito informados e 24,9% disseram estar informados.
A maioria – 45,1% dos entrevistados – disse estar pouco informada sobre as discussões sobre a Previdência e 15,7% disseram não estar nada informados. Outros 4,4% não souberam responder sobre o grau de conhecimento sobre o tema.
O levantamento, que ouviu 2.020 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, foi feito entre 30 de abril e 3 de maio. A margem de erro é de 2%.
A reforma da Previdência é apontada por especialistas como fundamental para o equilíbrio das contas públicas nos próximos anos, mas é criticada por muitas categorias que defendem mudanças diferentes nas regras de aposentadoria.
Um texto com propostas de alterações na idade mínima e nas regras para a aposentadoria foi apresentado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), mas seu governo acabou sem que o projeto fosse votado.
Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) apresentou um novo projeto de reforma. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) no final de abril e está agora em uma comissão especial criada para avaliar as alterações propostas.
Seminário
Na próxima semana, a reforma será discutida em seminário organizado pelos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O seminário “Por que a reforma é crucial para o futuro do país?” contará com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, além de economistas e políticos envolvidos com o assunto.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°

