
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou nesta terça-feira (28) as eleições que seriam realizadas no dia 2 de junho em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, cidade que teve três prefeitos em menos de um mês.
O ministro Roberto Barroso, relator do caso, reverteu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE) que havia cassado a chapa vencedora composta por Leone Maciel Fonseca (sem partido) e o vice-prefeito Duílio de Castro (PMN).
De acordo com a denúncia, meios de comunicação social foram usados de forma indevida na campanha de 2016. Na véspera do pleito, 60 mil exemplares de um jornal com reportagem difamatória contra o candidato adversário teriam sido distribuídos.
O ministro concluiu que não houve motivo suficiente para a cassação da chapa. Como Leone renunciou ao cargo alegando perseguição política, o vice, que já havia assumido a prefeitura, mas depois foi retirado por causa da decisão do TRE, tomará posse.
Três gestores
No dia 7 de março, o ex-prefeito Leone Maciel anunciou, em uma carta de renúncia, que deixaria a administração municipal devido a “perseguições políticas” e à crise financeira enfrentada por Minas Gerais.
Na ocasião, quem assumiu a prefeitura foi o então vice-prefeito Duílio de Castro (PMN). A chapa havia sido cassada no dia 19 de dezembro de 2018, mas cabia recurso e o político ficou no cargo até a publicação dos embargos da declaração pelo TRE-MG.
No dia 22, o presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo (PRB), tomou posse. Na época, ele tinha dito que assumiu o cargo com três prioridades: pagar os salários atrasados dos funcionários do município, negociar a dívida de R$ 10 milhões com a empresa de limpeza urbana e tapar alguns buracos da cidade.
Segundo a Prefeitura, ainda não há informações sobre a data da posse de Duílio.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°

