O prefeito Duílio de Castro Faria concedeu coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3), às 9 horas, em seu gabinete na Prefeitura.
Na última quarta-feira (29), durante a sua posse, ele havia anunciado que vai encaminhar Câmara Municipal um projeto em caráter de urgência de redução de 17 para 8 secretarias, visando diminuir despesas e fazer crescer a arrecadação sem aumentar impostos.
Já na sexta-feira (31), Duílio de Castro exonerou todos os cargos de confiança da Prefeitura.
Durante a coletiva desta segunda-feira (3), ele afirmou que tem colocar a sua cara no governo e que pretende fazer um governo macro, administrando em conselho. “Vamos montar um conselho aqui. A ideia é chamar a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial (ACI), representantes do Observatório Social para administrar. Queremos um conselho gestor da cidade para nos ajudar. Também vamos fazer o orçamento participativo e quem vai decidir quais serão as obras mais importantes será o povo. Vamos implantar isso tudo de forma rápida.”, explanou.
De acordo com o prefeito Duílio, também irá a Brasília e no Estado para buscar dinheiro. “Preciso atingir a Lei de Responsabilidade Fiscal que é de 54%. Hoje a Prefeitura está com um índice de 57%. Teremos 8 'super secretarias'. Vamos mudar todo o secretariado, dando cara nova na administração. Educação, Esporte e Cultura vão ser a mesma Secretaria! Também Meio ambiente deve unificar com o Desenvolvimento Econômico e Turismo, assim como Obras e Trânsito! Um projeto de minirreforma será encaminhado para a Câmara”, enfatizou.
Duílio completou que também enviará um projeto para a regularização de construções em Sete Lagoas outro para estender a anistia de impostos, a fim incentivar a arrecadação no Município, também da parceria público-privada e de recuperação de crédito.
O prefeito disse que ainda não todos os nomes definidos para as Secretarias. Ele disse que na Saúde segue indefinido. Segundo ele, foi feito o convite para o Jorge Corrêa, mas por estar assessorando o Governo Federal, ele não aceitou. “A folha de pagamento da pasta é a mais pesada e precisa ser estudada. Provisoriamente, Francis Henrique continua respondendo pela Saúde, acumulando a Secretaria de Administração. Já Andreza Patrícia Machado de Oliveira assume a Secretaria Particular do Prefeito e Assuntos Especiais.”, explicou.
Duílio relatou que está aguardando alguns convites. “O ex-procurador Dr. Helisson Paiva retorna ao cargo na Prefeitura, o qual trabalhará juntamente ao Dr. Leonardo Braga. Na Educação, a professora Rosilene Pereira responderá pela pasta em caráter interino, assim como Edna Aparecida pela Secretaria da Fazenda e Jonas Felisberto Dias (do DLO) pela Secretaria de Obras. Também Toninho Macarrão fará parte da administração, devido a sua grande experiência. Ele não ficará no SAAE, onde também os cargos de confiança estão sendo exonerados. Já fiz o convite a um engenheiro para assumi-lo. Se ele não aceitar, vamos designar outro nome para responder pela autarquia que precisa de uma presidência técnica.”, ressaltou.
Terminal Urbano
Sobre o Terminal Urbano de Transportes, o prefeito disse que já esteve com a empresa responsável pela cobertura que tem até meados de julho para ser finalizada. “Não vou prorrogar o prazo e se obra não for entregue, vou multar a empresa. É fundamental que ela termine a cobertura para que a outra empresa responsável pela parte elétrica realize os trabalhos.”, exclamou.
Duílio também salientou que cobrará da Turi e Cooperseltta a unificação da bilhetagem eletrônica. “Ambos são prestadores de serviço e o cidadão tem que ser respeitado! Que as empresas cumpram o decreto e se elas não cumprirem, vamos tomar as medidas cabíveis. Isso é lei e temos que olhar o lado do cidadão.”, finalizou.
Mín. 12° Máx. 24°