
Diante do cenário nacional de crise, as oportunidades de conseguir um primeiro emprego são cada vez menores. Sai na frente o candidato que estiver melhor preparado e munido de todas as informações pertinentes ao mundo do trabalho.
Um dos destaques da Reunião Ordinária desta terça-feira (4), na Câmara Municipal de Sete Lagoas, foi o Anteprojeto de Lei 94/2019, de autoria da vereadora Marli de Luquinha (PSC), que tem como objetivo instituir o Programa de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas Municipais de Sete Lagoas.
A parlamentar propõe que, durante a última semana de outubro, os alunos da rede municipal de ensino tenham atividades como aulas, palestras, entrevistas e discussões em grupos sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho; esclarecimento de dúvidas e aspectos da Lei de Aprendizagem e apresentação de agências, associações profissionalizantes, programas, órgãos e/ou entidades que incentivem a contratação de menores aprendizes.
Para a vereadora Marli de Luquinha, a escola deve ser essencial na formação dos futuros profissionais da nossa cidade: “O papel da escola é fundamental na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, entretanto, poucas são as escolas que possuem algum programa permanente de informação e capacitação de seus alunos”.
A parlamentar reconhece avanços na Lei da Aprendizagem, mas enfatiza que os jovens necessitam de maior apoio: “Esta lei veio como um importante salto para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, mas por si só não é capaz de encaminhá-los na busca do primeiro emprego. É preciso informa-los, esclarecê-los sobre os aspectos da lei, e, sobretudo é preciso apresentar os caminhos que possam facilitar esse contato entre o aluno e a empresa. Como os jovens podem compreender o trabalho para além do mero cumprimento de tarefas? Como escolher uma profissão diante de um mercado de trabalho tão complexo e exigente? Essas e outras respostas poderão ser oferecidas na Semana da Orientação Profissional para o primeiro Emprego”.
Após a aprovação do Anteprojeto na Câmara Municipal, a matéria será encaminhada para análise do prefeito Duílio de Castro.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°

