
O presidente Jair Bolsonaro entregou nesta terça-feira (4) à Câmara dos Deputados projeto de lei para alterar o Código de trânsito Brasileiro (CTB). Dentre as mudanças propostas, está o fim da cobrança de multas para motoristas que não respeitarem as regras de transporte de crianças em veículos automotores.
O texto apresentado pelo presidente alerta que caso sejam descumpridas as regras, o condutor será punido "apenas com advertência por escrito". A Casa Civil alegou que foi retirada do texto a obrigação do pagamento "pois se busca um caráter mais educativo". As informações são do jornal O Globo.
A justificativa do projeto aponta que a proposta tem intenção de afastar dúvidas quanto à manutenção da exigência da cadeirinha para crianças.
Como é hoje
O CTB determina, no artigo 64, que crianças com menos de 10 anos de idade devam ser transportadas nos bancos traseiros. Atualmente, levar crianças em veículos sem observar as regras configura em infração gravíssima, que rende multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.
Caso seja aprovado, o PL regulamenta que menores de sete anos e meio sejam transportados nos bancos traseiros "em dispositivos de retenção adaptados ao peso e à idade".
Já as crianças com idade entre sete anos e meio e dez anos devem ser transportadas nos bancos de trás utilizando apenas cinto de segurança.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°

